WEBMAIL

Diocese de Erexim promove encontro com secretárias (os) paroquiais e diocesanas

A Diocese de Erexim reuniu as secretárias/os paroquiais e do Seminário N. Sra. de Fátima e servidores da Cúria Diocesana, nesta quinta-feira, 29, para um dia de reflexão sobre espiritualidade, autoestima e motivação para suas atividades. Os participantes foram mais de 40.

Pe. Wolney Toigo, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha de Estação, expôs conceito de espiritualidade, da espiritualidade cristã e suas características. Ela é cristocêntrica, comunitário-eclesial, bíblica, eucarística, da reconciliação e mariana. Apresentou também aspectos da mística da secretária paroquial, a acolhida, a escuta, a discrição, renúncias, inserção na vida e missão eclesial. Para cada ponto de sua reflexão, referiu textos bíblicos iluminadores.

A psicóloga e professora da Universidade Regional Integrada, Campus de Erechim, Vera Anzolin, refletiu sobre autoestima e motivação. Com recurso audiovisual, abordou aspectos do ser humano, fisiológico, psicológico e mental, espiritual, a consciência, as emoções, a família, o trabalho, formas de viver cada momento da vida, sem amarguras, mas com alegria e sempre renovadas motivações. Destacou a importância de a pessoa olhar para seu interior, buscar sentir-se em paz e ter clareza do que deseja ser e realizar.

Por fim, houve momento de perguntas, considerações e esclarecimentos com Dom Adimir, Mons. Agostinho Dors, Vigário Geral, e Pe. Wolney Toigo.

Com informações da Diocese de Erexim