Notícias › 04/11/2021

Diocese de Montenegro assume a Prelazia do Alto Xingu como Igreja Irmã

Pe. Blásio Henz será missionário na Prelazia do Alto Xingu-Tucumã/PA. O sacerdote exercerá seu ministério na comunidade São João Batista – Distrito de Sudoeste no município de São Félix do Xingu -PA.

Na Assembleia Diocesana de Pastoral realizada no último dia 22/10 em Bom Princípio, Dom Carlos Romulo anunciou a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã no estado do Pará, como Igreja-irmã da Diocese Montenegro. Neste projeto missionário, será enviado o Pe. Blásio Henz, iniciando seu trabalho pastoral em terras paraenses, a partir de 2022.

A data da celebração de envio ainda não foi definida, mas ocorrerá no início do próximo ano.

Enviado em missão

Ao ser perguntado sobre o chamado para a missão na Prelazia do Alto Xingu, Pe. Blásio Henz recorda de sua infância, na sua comunidade de origem, quando os Freis realizaram trabalhos missionários e através dos testemunhos, despertou no jovem o desejo de servir a Deus, à Igreja e aos Irmãos.

Ouça o relato do Pe. Blásio:

Em 1998, quando ainda estava no seminário, Pe. Blásio teve sua primeira experiência missionária, estagiando na Paróquia Corpo e Sangue de Cristo em Brasil Novo/PA. Mais tarde, já ordenado presbítero, esteve um período na Prelazia do Xingu.

Agora motivado pelo mesmo espírito, o padre se alegra com a nova missão levando consigo o desejo renovado de servir, unindo as duas dioceses-irmãs.

Prelazia do Alto Xingu-Tucumã/PA

A Prelazia do Alto Xingu – Tucumã foi criada a 06/11/2020 desmembrada da Diocese de Xingu-Altamira. Tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida.

O bispo é Dom Fr. Jesús María López Mauleón, (espanhol, Ordem dos Agostinianos Recoletos). O clero é de 10 padres – 1 padre natural da diocese, 2 padres diocesanos em missão, 7 padres xaverianos (italianos, brasileiros, indonésio). São 5 irmãs religiosas (em duas cidades). A Diocese está organizada em 5 paróquias, 2 pró-paróquias, 1 área pastoral.

Com uma superfície de 128.291,61 km², cabem 32 dioceses de Montenegro em seu território (a diocese gaúcha tem 4.397 km²). A população total e de cerca de 236 mil habitantes. São 6 municípios que compõem a Prelazia, entre eles o 2º maior em extensão do Brasil (São Félix do Xingu).

Com informações da Diocese de Montenegro