Notícias › 21/01/2021

Diocese de Osório dedica coleta do dia 31/01 à Igreja-irmã, Prelazia de Itacoatiara

Diante da gravíssima emergência de saúde na Amazônia, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, ouvindo o pedido de solidariedade da Igreja-irmã, Prelazia de Itacoatiara (AM), conclama todo o clero, as comunidades de fé no Litoral Norte gaúcho, e as pessoas sensíveis ao sofrimento do próximo, a participar da coleta nas celebrações do dia 31 de janeiro, domingo, nas 23 paróquias da Diocese, a serem destinadas à Prelazia.

“Iniciamos o nosso projeto de Igrejas-irmãs com a Prelazia de Itacoatiara, a 165 km de Manaus (AM). Ouvimos o pedido de solidariedade que dom José Ionilton dirigiu às paróquias da Prelazia. Como estamos lá, em uma delas, a Paróquia Menino Jesus, julgamos que não podemos deixar de manifestar de modo concreto nosso apoio nesse momento trágico que estão passando”, explica dom Jaime.

O Bispo orienta para que além de nossa prece, que nestes dias intensificamos e continuamos na intercessão, a Diocese por meio de suas comunidades de fé, dedicará toda a coleta do dia 31/01 para auxiliar na aquisição de itens de suma importância e necessidade, principalmente para as UPAs, hospitais da região e às famílias em vulnerabilidade por conta da pandemia que se agravou  na região.

Em outubro de 2020, a Diocese de Osório enviou o casal missionário, Marilene Gayger Dias e Flávio Arão Pereira, da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, em Osório, em missão pelo projeto Igrejas-irmãs, para atuação na Paróquia Menino Jesus, Vila Novo Remanso.

Em missão na Paróquia Menino Jesus também está o Pe. Rodrigo Schüler de Souza, como pároco nos conta que a Prelazia de Itacoatiara lançou a campanha “Puxirum pela vida”, um verdadeiro mutirão para arrecadar materiais de higiene e alimentos.

“Todas as paróquias da Prelazia, animadas pelo bispo dom Ionilton, estão juntas numa rede de solidariedade, unindo forças com as comunidades e organizações civis, na busca de atender o que é primordial para o momento. E contar com a solidariedade do povo da Diocese de Osório enviando a coleta do dia 31 reforça a fraternidade entre as Igrejas e nos mantemos unidos em fé e oração, além de oportunidade de expressar a solidariedade e crescer no espírito missionário”, afirma Pe. Rodrigo.

Dom Jaime pede que a iniciativa de dedicar a coleta seja divulgada em todas as comunidades das paróquias da Diocese de Osório. “Sabemos que o momento é difícil para todos, mas acredito profundamente que o gesto será recompensado com muitas graças e bênçãos para as nossas comunidades”, afirma o bispo, orientando que as coletas sejam enviadas para a cúria para que, o quanto antes, se possa remeter o montante para a Igreja-irmã.

“Prossigamos na caminhada, cuidando-nos e ajudando a cuidar do nosso povo, fazendo-nos próximos das pessoas com gestos e palavras de esperança e consolação no Senhor. Certo de contar com a compreensão e colaboração de todos, vos saúdo e abençoo”, pede o bispo.

Campanha da CNBB Regional Norte 1

O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Norte do Amazonas e Roraima, lançou a campanha “Amazonas e Roraima contam com a sua solidariedade”. A ação tem como objetivo ajudar as vítimas da Covid-19 que sofrem sem atendimento adequado nos hospitais. A região passa por uma grave crise de saúde pela falta de UTIs e insumos básicos para atendimento dos pacientes. O Regional Norte 1 da CNBB disponibilizou uma conta para receber doações:

Banco Bradesco
Agência 0320
C/C: 054104-4
CNPJ: 33.685.686/0012-03
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM-RR)

Com informações da Diocese de Osório