Notícias › 09/08/2021

Diocese de Vacaria promove formação com agentes da Pastoral dos Migrantes

Desde o final de 2020 a Diocese de Vacaria tem se desafiado para a organização da Pastoral do Migrante, considerando a difícil realidade em que se encontram estes irmãos nos municípios da diocese. A partir de lá, os membros da equipe diocesana da Pastoral do Migrante vêm trabalhando em prol dos migrantes. O grupo já desenvolveu diversas ações de solidariedade para auxiliar os que mais necessitam, como campanhas para doação de roupas, alimentos, produtos de higiene, móveis e outras necessidades apontadas pelos atendidos.

Com o objetivo de proporcionar formação aos integrantes desta equipe diocesana, a Pastoral dos Migrantes Regional promoveu no dia 07 de agosto, em parceria com a Diocese de Vacaria, o primeiro encontro presencial com o grupo, refletindo o contexto migratório no Brasil e a realidade dos migrantes na região.

Na formação participaram 22 agentes da Pastoral do Migrante, além de Dom Sílvio Dutra, bispo diocesano, o Pe. James-son Mercure, da coordenação regional da pastoral e os convidados Roberto Saraiva e Arivaldo Sezyshta, membros da coordenação do Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional.

O coordenador da Pastoral dos Migrantes no Regional Sul 3, Pe. James-son Mercure, comenta que o encontro foi muito positivo, especialmente por proporcionar aos participantes uma contextualização da realidade migratória e por provocar ações concretas por parte da pastoral.

Esse encontro foi muito importante para os integrantes da pastoral na Diocese de Vacaria, porque eles conseguiram ter um olhar ampliado da realidade migratória no Brasil. Os agentes perceberam que essa missão é bastante desafiadora, que tem muita demanda e que é preciso trabalhar em rede com o poder público para dar uma resposta positiva às demandas dos migrantes.