Notícias › 09/09/2020

Diocese do Rio Grande iniciará seu Ano Jubilar com Congresso Eucarístico

A Diocese do Rio Grande no ano de 2021 estará comemorando seus 50 anos de existência. Para celebrar o seu Jubileu de Ouro preparou uma série de atividades para o Ano Jubilar, que ocorrerá de 12 de setembro de 2020 à 12 de setembro de 2021. A Diocese, que é constituída pelas cidades gaúchas de Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí, iniciará suas atividades jubilares no próximo sábado (12) com o III Congresso Eucarístico Diocesano.

O Congresso Eucarístico terá cinco conferências temáticas, todas conduzidas no sábado por bispos do Rio Grande do Sul. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Leomar Brustolin fará a conferência “Eucaristia como fonte e ápice da Iniciação Cristã”. O Bispo de Montenegro Dom Carlos Rômulo falará sobre o tema “Por uma espiritualidade eucarística” e o Bispo de Cruz Alta e Referencial da Juventude do Regional da CNBB Sul 3, Dom Adelar Baruffi, fará a conferência “A juventude que descobre a Eucaristia”. Com o Bispo de Bagé, Dom Frei Cleonir Dalbosco, o tema é “Eucaristia e Missão” e o Arcebispo de Pelotas Dom Jacinto Bergmann explicará “O sentido do jubileu na Sagrada Escritura.”

O Congresso Eucarístico iniciará às 13h30min do sábado (12/09) e será todo transmitido pelo canal do Youtube da Diocese do Rio Grande. Em meio aos períodos de conferência haverão animações, oração do Santo Terço e interação com a comunidade que acompanha a transmissão. À noite haverá um louvor eucarístico com a participação do Padre Roger da Canção Nova, e após uma adoração ao Santíssimo Sacramento será realizada. Ao longo da madrugada uma vigília com o Santíssimo Sacramento será transmitida ao vivo até às 9h da manhã do domingo. A vigília poderá ser acompanhada qualquer momento da noite pelas redes da Diocese do Rio Grande. Na manhã de domingo será celebrada a Missa de Abertura do Ano Jubilar, presidida pelo Bispo do Rio Grande Dom Ricardo Hoepers às 9h da manhã.

As atividades do Ano Jubilar tiveram que ser replanejadas após a declaração de pandemia de Covid-19. A comissão organizadora do Jubileu de Ouro reprogramou as atividades para que sejam realizadas sem aglomeração, mantendo o sentido celebrativo do ano. “Por esse motivo o Congresso Eucarístico, já programado para essa data, foi pensado para ser realizado como uma grande atividade pelo Youtube, realizado por uma equipe pequena e cumprindo todos protocolos sanitários.”, afirma Bruno Soares Rios, coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese do Rio Grande. O tema do Jubileu de Ouro da Diocese do Rio Grande é “Cristo ontem, hoje e sempre: gratidão e missão” e o lema “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16.15)

Com informações da Diocese do Rio Grande