Notícias › 21/10/2020

Dioceses da Província de Santa Maria se encontram em reunião online

Nos dias 20 e 21 de outubro reuniram-se, de forma on-line, os bispos e coordenadores de pastoral das 6 dioceses que integram a Província Eclesiástica de Santa Maria: Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Maria, Uruguaiana, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.

A reunião foi coordenada pelo Pe. Aldecir Corassa, Coordenador de Pastoral da Diocese de Cruz Alta, e iniciou com a participação dos ecônomos das dioceses e da Dra. Vera Maria Costa, assessora jurídica da CNBB Nacional, para refletir sobre a questão da cláusula do Bem Estar, que faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho proposta pelo Sindicato. A questão deverá voltar a ser discutida pelos ecônomos com os assessores jurídicos das dioceses. Às 15 horas, Dom Adelar e Pe. Aldecir apresentaram a síntese das contribuições das Dioceses para o Estatuto da CNBB, que está em reformulação.

No dia seguinte, o principal assunto foi a partilha da caminhada das dioceses, no que se refere à catequese, celebrações, formação e solidariedade durante o período da pandemia. No geral, as celebrações comunitárias ficaram reduzidas à participação de poucas pessoas e as celebrações das primeiras comunhões e crismas foram adiadas. As dioceses cresceram no uso das redes sociais e se percebeu que, muitas reuniões e muitos cursos de formação, podem ser feitos de forma on-line. Um destaque positivo foi a solidariedade, no que todas as dioceses cresceram ao longo do ano. Para as romarias, usou-se de muita criatividade, sendo que a maioria delas aconteceu de forma on-line, ao estilo daquilo que foi feito na Romaria da Santa Cruz. Até mesmo a Romaria da Medianeira em Santa Maria, que reúne centenas de milhares de pessoas, será feita desta forma. Por isso o pedido de Dom Hélio é que “as pessoas fiquem em casa e acompanhem pelas redes sociais”. A Rede Vida de Televisão vai fazer a transmissão da missa diretamente do Santuário, no dia 22 de novembro, que é o Dia da Romaria.

Outros assuntos foram o Seminário Propedêutico e a Escola Cristã de Educação Política (ECEP). Pe. Marcelo informou que o encerramento do Propedêutico acontecerá no dia 20 de dezembro, quando também acontecerá o primeiro encontro dos candidatos ao curso de 2021. Quanto à ECEP, Pe. José Carlos Stoffel vai articular um encontro com os responsáveis pela Escola nas dioceses de Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Para 2021, as reuniões da Província serão nos dias 9 e 10 de março, em Santa Cruz do Sul e 19 e 20 de outubro em Uruguaiana.