Notícias › 03/11/2021

Dom Adelar Baruffi toma posse como arcebispo metropolitano de Cascavel

Foto: Facebook Arquidiocese de Cascavel

Na manhã do último domingo, 31 de outubro, foi empossado como Arcebispo Metropolitano de Cascavel (PR), Dom Adelar Baruffi, nomeado pelo Papa Francisco no dia 22 de setembro. A celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, aconteceu às 10 horas, com transmissão ao vivo pela TV Evangelizar e pelas redes sociais da Arquidiocese de Cascavel.

Foto: Facebook Arquidiocese de Cascavel

Antes de iniciar a celebração, Dom Adelar entrou na catedral, conduzido pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, e pelo cardeal arcebispo de São Paulo (SP), Dom Odilo Pedro Scherer, aspergindo todos os presentes. Em seguida, ele dirigiu-se ao sacrário pra um momento de adoração, que foi acompanhado, em silêncio, por toda comunidade. Após essa entrada solene, teve início a celebração eucarística, que iniciou com a presidência de Dom Geremias Steinmetz.

Após a leitura da bula de nomeação do novo arcebispo de Cascavel, Dom Geremias dirigiu algumas palavras à comunidade e ao novo arcebispo e entregou-lhe o báculo, que representa o pastoreio da arquidiocese e, a partir de então, Dom Adelar assumiu a presidência da celebração.

“Receba o báculo episcopal, símbolo do pastoreio para o qual foste chamado por nosso Senhor, confirmado pela Igreja de nosso Senhor, pelas palavras do Papa Francisco. Ele, o nosso Senhor, te sustente, te guie. Nossa Senhora Aparecida, que é a mãe e padroeira da Arquidiocese de Cascavel, te acompanhe, te guie, te abrace todos os dias para te dar forças, para que possas cumprir bem por aqui a tua missão”, disse Dom Geremias antes de entregar o báculo.

Em seguida, já empossado, sentado na cátedra do arcebispo, Dom Adelar foi cumprimentado pelo colégio de consultores da arquidiocese, pelo clero, por representantes da vida religiosa, dos leigos e leigas. As saudações representaram a acolhida mútua entre pastor e rebanho e manifestaram a obediência e o respeito para com o novo arcebispo.

Foto: Facebook Arquidiocese de Cascavel

A celebração eucarística contou com a presença de vários bispos do Paraná e alguns dos estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, de todo clero da Arquidiocese de Cascavel, religiosas, autoridades civis e militares, familiares de Dom Adelar, fiéis da diocese de Cruz Alta (RS), e grande expressão de fiéis da arquidiocese de Cascavel.

Em sua homilia, Dom Adelar saudou todas as autoridades religiosas e civis presentes, familiares, amigos e os fiéis presentes na catedral e também os que acompanhavam pelos meios de comunicação. Fez um agradecimento especial ao Padre Reginei Modolo (Zico), que foi o administrador arquidiocesano desde a morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos, em 11 de março deste ano. Também agradeceu, emocionado, a toda diocese de Cruz Alta (RS), onde foi bispo por mais de seis anos.

“Somos uma Igreja que é mistério de fé e somos uma igreja que também é comunhão. Somos uma igreja que é missão. Somos um com os outros. A grande razão da nossa missão é ir ao mundo inteiro e anunciar a todos que Jesus nos ama, nos salva, nos quer bem. Todos os dias é tempo de ir partilhar com os outros o que temos e somos”, disse dom Adelar. Concluindo a homilia, pediu a todos: “rezem por mim, para que eu me deixe guiar pelo Espírito Santo. Eu sou humano, eu sou cristão, sou arcebispo com vocês e para vocês”.

 

Com informações do Regiona Sul 2 da CNBB