WEBMAIL

Dom Aloísio Alberto Dilli

Aloisio Dilli_Brasão

DOM ALOÍSIO ALBERTO DILLI

A PALAVRA SE FEZ CARNE

BISPO DE SANTA CRUZ DO SUL

E-mail: d.aloisio@yahoo.com.br

 

Dom Aloísio Alberto Dilli, filho de Arsênio Vendelino Dilli e Verônica Selvira Schnorrenberger Dilli, nasceu no dia 21 de junho de 1948, na localidade de Boa Vista, pertencente ao município de Poço das Antas, no Rio Grande do Sul. 

Antes de completar 12 anos de idade entrou no seminário de Taquari, onde cursou o antigo ginásio e científico. Em 1970 fez o noviciado no seminário São Boaventura de Daltro Filho (hoje município de Imigrante). Nos anos de 1971 a 1974 cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, em Viamão. Em 1973 entrou na Teologia no Instituto de Teologia da PUCRS, em Porto Alegre, concluindo o curso em 1976. Em 1980 voltou aos estudos, fazendo o Mestrado em Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico de Roma.

Fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores (franciscanos) em 1975 e no dia 1º de janeiro de 1977 foi ordenado padre. Como padre, dedicou a maior parte do seu tempo à formação de novos padres, onde também exerceu as funções de professor e animador vocacional. Foi assim que ele esteve em Taquari, Daltro Filho, Arroio do Meio (1990 a 1995) e Porto Alegre. Além disso teve atuação destacada na província dos Frades Menores de Porto Alegre, onde foi guardião, secretário provincial, moderador da formação permanente, presidente da pessoa jurídica provincial e agente de pastoral. 

No dia 27 de junho de 2007 foi nomeado Bispo da Diocese de Uruguaiana, pelo Papa Bento XVI. Adotou o lema: “A Palavra se fez carne” (Jo 1,14). A ordenação episcopal ocorreu na tarde de 2 de setembro de 2007, na cidade de Poço das Antas, RS. No dia 30 de setembro de 2007 tomou posse como Bispo na catedral Sant’Ana de Uruguaiana. No dia 13 de julho de 2016, o Papa Francisco o nomeou Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. A posse aconteceu na Catedral São João Batista, no domingo, 28 de agosto.