WEBMAIL

Dom João Justino é reeleito presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB

O arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros, foi reeleito nesta quinta-feira, 9 de maio, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o quadriênio 2019-2023. A eleição ocorreu no sétimo dia da 57ª da Assembleia Geral da CNBB, que ocorre em Aparecida (SP).

Eleito no primeiro escrutínio, dom João Justino, alcançou a maioria absoluta requerida de votos para o cargo.“Agradeço a confiança dos senhores. Aceito o encargo do segundo mandato. Conto com a colaboração de todos. Vamos trabalhar juntos porque os desafios da educação aumentam a cada dia. É muito importante, o empenho de todos nós, lá nas bases apoiando as pastorais da educação, da cultura e universitária”, disse aos bispos.

Eleito pela primeira vez em 2015, durante a 54ª AG, dom João Justino desenvolveu trabalhos importantes na comissão que tem a missão de evangelizar no mundo da cultura e da educação no país e têm suas atividades baseadas em quatro âmbitos de atuação, os Setores da Educação, Cultura, Universidades, Ensino Religioso e o recém incorporado Bens Culturais.

Em cada um desses setores a principal atividade é a articulação. O empenho é de fazer crescer nas dioceses, de acordo com a decisão do bispo diocesano, as atividades evangelizadoras nos âmbitos de ação da Comissão.

Dom João assumiu definitivamente a Arquidiocese de Montes Claros (MG), 21 em novembro de 2018, após o papa Francisco aceitar a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese apresentado por dom José Alberto Moura, por motivo de idade.

Nascido em 22 de dezembro de 1966, dom João Justino é natural de Juiz de Fora (MG), onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992. Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011, e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012. Em 2017, foi nomeado por Francisco arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG).

Atualmente, o prelado também preside a Comissão Episcopal para a Educação do regional Leste 2 da CNBB e desde março de 2016, é membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e se tornou responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Fonte: CNBB