58ª AG CNBB › 12/04/2021

Dom José Gislon: “A AG é um grande momento de comunhão”

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil iniciou nesta segunda-feira (12), pela primeira vez em modalidade virtual. A missa de abertura foi presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado e teve participação restrita, em observância às orientações médico-sanitárias.

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023):  “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul participam integralmente da Assembleia que se estende até sexta-feira, 16 de abril. O Presidente da CNBB Sul 3, Dom José Gislon, enviou nesta segunda-feira uma mensagem por ocasião do encontro.

No vídeo, Dom José afirma que a “58ª Assembleia Geral é um momento importante para fortalecermos a eclesialidade e a comunhão entre os bispos, e acima de tudo olharmos para a realidade do nosso povo com os olhos do coração, tendo presente toda a realidade que no aflige, mas também as forças da fé presente no nosso povo e na nossa Igreja”.

Segundo ele, “mesmo fazendo de forma virtual, isso não impede que reforcemos o nosso espírito de comunhão, de pertença, amor pela causa do Reino e ao Povo de Deus”.

“Queremos refletir, à luz da Palavra de Deus, sobre o ser Igreja no mundo de hoje, no nosso contexto de Brasil. Queremos também acolher em nosso coração o sopro do Espírito Santo, para que nos aponte sempre o caminho da missão, da fidelidade, da comunhão”, destaca o Presidente. Ele conclui ressaltando que o encontro “É um momento de comunhão, reflexão e oração. Acima de tudo de manifestarmos o amor e o espírito de doação pela missão que abraçamos: servir o Senhor servindo o Povo de Deus”.

Confira a seguir o vídeo com a Mensagem de Dom José Gislon:

Comunicação CNBB Sul 3