Notícias › 12/03/2021

Dom Ricardo envia mensagem a cada município de sua diocese

Pensando nas inúmeras decisões difíceis que as lideranças de cada município precisam tomar nesse tempo de pandemia, no último dia 10, Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano do Rio Grande, enviou uma mensagem de apoio a todos os representantes do Executivo e do Legislativo na área de abrangência da Diocese (Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Mostardas, Tavares e Chuí). “Meu abraço fraterno, minha palavra de fé, de esperança e solidariedade a todos nesse momento de pandemia”, externou o bispo.

Nessa mensagem, ele também cumprimentou todos os párocos das paróquias e comunidades da Diocese, bem como os religiosos e religiosas dentro dos seus institutos, dos seus trabalhos e carismas, fazendo o seu reconhecimento. “Minha gratidão pelo zelo apostólico e por tudo que vocês significam e fazem na condução da Diocese do Rio Grande. Que Deus abençoe, ilumine, dê saúde e paz a todos vocês”, frisou.

Ao se dirigir a cada prefeito e prefeita municipal, Dom Ricardo desejou que cada um possa, neste momento tão difícil de pandemia, ser iluminado pela graça de Deus, ter o discernimento em cada passo e decisão, tendo o Espírito Santo ao lado de cada um, para que sejam tomadas as decisões certas na hora correta. Ele estendeu o seu apoio espiritual a todas as secretarias municipais com as novas equipes da atual gestão, e a todos aqueles que vão estar diretamente ligados no enfrentamento da pandemia.

O bispo também se mostrou solidário com cada Legislativo Municipal, aos vereadores que vão se dedicar às leis e ao cuidado pela condução da cidade. Destacou que os vereadores têm o papel de equilíbrio, de acompanhamento de tudo o que acontece na cidade. “Que vocês sejam iluminados na execução de boas leis, trazendo inspiração para o progresso da cidade”, desejou o bispo, enfatizando a crucial responsabilidade dos vereadores na criação de leis que sejam exequíveis e que respondam às reais necessidades do povo.

Dom Ricardo não poderia deixar de externar sua bênção aos profissionais de saúde, os verdadeiros heróis neste momento, oferecendo sua oração a todas as unidades de saúde e àqueles que se dedicam a essa área. “Digo a cada profissional no front da batalha, que tenha coragem. Não desanimem, contem com a minha oração neste momento tão difícil. Que o Espírito Santo esteja com vocês, que dê perseverança e coragem, para que possam ser fortes neste momento tão difícil da pandemia”. Para Dom Ricardo, Deus há de ajudar não só cada um que se dedica a área da saúde, mas também as suas famílias, para que os profissionais tenham tranquilidade em dar conforto e paz a todos que procurarem o apoio e a ajuda necessária.

Por fim, Dom Ricardo se dirigiu a todo o povo de Deus, aos que se dedicam nas comunidades católicas, como também aos irmãos e irmãs de outras religiões, pedindo união. “É um tempo especial de nos dedicarmos à oração”, disse, convidando a todos a cuidarem da vida espiritual, a dobrarem os joelhos, buscando se concentrar naquilo que é essencial. Lembrou que, tanto para a saúde física como para a espiritual, existem protocolos, exigências e leis, que devem ser buscados para a saúde do corpo e da alma. Invocou a bênção de Nossa Senhora de Fátima, de São Pedro e de cada padroeiro municipal, incluindo São José, cujo ano está dedicado a ele, para que cuide de tudo aquilo que a cidade precisa.

Os vídeos com as mensagens de Dom Ricardo Hoepers para os municípios estão no canal do Youtube na Diocese do Rio Grande.