Notícias › 11/12/2020

Dom Ricardo Hoepers receberá Medalha do Mérito Farroupilha

O Bispo Diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers será condecorado, no próximo dia 16 de dezembro, com a Medalha do Mérito Farroupilha, uma distinção máxima da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, criada em 1995 e destinada às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

A condecoração de Dom Ricardo foi uma proposição do Deputado Estadual e Prefeito Eleito do Rio Grande, Fábio de Oliveira Branco. Por conta da pandemia, a medalha será entregue em Rio Grande, às 17h na Catedral de São Pedro, catedral mais antiga do Estado. Neste mesmo dia, o Bispo estará celebrando 50 anos de vida e ocorrerá uma Missa em Ação de Graças às 18h, também na Catedral. A transmissão da cerimônia de outorga e da missa será ao vivo pelo Facebook e pelo canal do Youtube da Diocese do Rio Grande. Toda a comunidade diocesana está convidada a acompanhar e estar unida com Dom Ricardo nesse importante momento de reconhecimento. Devido à pandemia,
não será permitido acesso presencial. Apenas alguns representantes de setores convidados estarão presentes.

Dom Ricardo Hoepers nasceu em Curitiba, no dia 16 de dezembro de 1970. Em 1999 foi ordenado presbítero e em 17 de fevereiro de 2016 foi nomeado Bispo do Rio Grande pelo Papa Francisco, sendo ordenado no dia 14 de maio do mesmo ano em Curitiba. Em junho tomou posse na Diocese, começando sua missão em terras gaúchas. Doutor em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana de Roma, Dom Ricardo é Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo referência em bioética em todo país.

Para Dom Ricardo receber a Medalha do Mérito Farroupilha é uma grande responsabilidade. “Ao recebê-la, eu trago comigo todos os colaboradores e todas as forças vivas que se dedicam de corpo e alma para o bem do próximo e com as quais eu compartilho a alegria de servir o povo de Deus na diocese mais meridional de nosso País e de onde o nosso estado tem a sua raiz mais profunda na catedral de São Pedro”, destaca o Bispo Diocesano.

Dom Ricardo agradece ao deputado Fábio Branco, reconhecendo o seu trabalho na Assembleia Legislativa do RS e se dizendo em plena unidade com o Papa Francisco, faz questão de renovar com a Medalha do Mérito Farroupilha, o seu compromisso de servir ainda mais e com mais vigor. E conclui fazendo suas as palavras do Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti: “Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente, precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar para frente. Como é importante sonhar juntos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a sua própria voz, mas todos irmãos”.

Com informações da Diocese do Rio Grande