Notícias › 01/05/2020

É tempo de cuidar: Rio Grande lança programa de ação emergencial

Em Coletiva de Imprensa nesta quinta-feira (30), dom Ricardo Hoepers lançou o programa de ação emergencial da Diocese de Rio Grande durante a pandemia do Covid-19, que deve integrar os seis municípios da Diocese nos próximos três meses

A motivação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Campanha “É tempo de cuidar” impulsionou a Diocese de Rio Grande para a construção de um plano de ação neste tempo de pandemia. Nesta quinta-feira (30), a Diocese anunciou o programa, que será desenvolvido a partir de quatro projetos: Apóstolos, Comunhão Fraterna, Fração do Pão e Perseverantes na Oração.

Dom Ricardo explica que o programa foi construído com diversas lideranças diocesanas através de reuniões online e está previsto para acontecer de hoje (1º de maio) até o dia 31 de julho, ou seja, durante três meses. Isso por entender que “estamos vivendo esta indefinição e que talvez tenhamos um novo panorama. Por isso, em três meses, saberemos se devemos prorrogar o projeto ou diminuir a intensidade”, ressalta Dom Ricardo.

A Diocese de Rio Grande integra seis municípios, que através de 12 paróquias, atende mais de 290 mil habitantes. No local, a abertura das igrejas está prevista para o dia 14 deste mês, apesar de ainda não haver previsão para o início das celebrações de missas.

O programa de ação emergencial prevê inicialmente o projeto Apóstolos, que quer garantir que a Igreja seja um centro de acolhida e informações. Para isso, tem como meta informar sobre o Covid-19 e dar as condições de proteção contra o contágio, através da confecção de máscaras, plantão de informações, visitas nas periferias levando máscaras para famílias carentes e distribuição de álcool em gel nas paróquias.

O segundo projeto contemplado, Comunhão Fraterna, tem como objetivo a criação de um fundo de solidariedade para o enfrentamento da pandemia, gerido pela Mitra Diocesana. Dom Ricardo ressalta que “a partilha é uma tradição cristã e isso deve agora ser sinal dos cristãos, destinando valores que auxiliarão na superação da pandemia nas cidades da Diocese”.

Em seguida, o projeto Fração do Pão dinamiza a arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e vestuário no centro de pastoral. Além de receber e destinar os itens, a equipe é responsável também por selecionar, descontaminar e entregar nas residências mapeadas.

Por fim, o projeto Perseverantes na Oração visa formar uma corrente de oração pelas intenções de todo o povo e para o enfretamento da pandemia. Para isso, o grupo organizador vai realizar durante os três meses, orações diárias na Fanpage da Diocese, sempre as 20h, pedindo a intercessão especialmente para Nossa Senhora de Fátima e São Pedro.

Sobre o programa, dom Ricardo explica que a iniciativa nasceu especialmente a partir da “sede dos católicos em fazer alguma coisa, de se envolver e se tornar ativo neste processo respondendo a uma demanda urgente que clama por uma ação concreta e esse projeto quer responder isso”, finaliza.