Artigos, Bispos › 23/09/2019

EM FAMÍLIA, DEFENDEMOS A VIDA!

+Hélio Adelar Rubert – 21/09/2019.

 

Se as mulheres gestantes tivessem a barriga transparente, jamais iriam abortar um filho ou uma filha, pois veriam o milagre da vida e da ação do Criador em seu ventre!

A vida é um dom único de Deus. Para conservar, valorizar, defender e promover a vida é necessário grande serviço e amor.

“Se a vida é dom de Deus, e assim o cremos, urge que sejamos criativos, perspicazes e ousados no nosso trabalho de conscientização dos fieis, do povo e das autoridades. Este é um trabalho que não cessa!” (Dom Ricardo Hoepers, Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família).

No Brasil, a primeira semana de outubro, de 01 até 07, a Igreja Católica comemora a Semana da Vida. É uma semana de orações e defesa da vida. Também “de ações concretas que façam despertar as consciências, muitas vezes, amortecidas pela cultura do descartável. Encerra esta celebração, o Dia do Nascituro, em 08 de outubro, para lembrar que desde a concepção, a já pessoa em formação, tem direito a vida, direito que se estende até seu fim último. Esta semana celebrativa pode colaborar com as famílias inseridas nos grupos paroquiais e movimentos, mas que, muitas vezes, não têm a clareza sobre as ameaças que subliminarmente, por meio de questionamentos e propostas de falsas liberdades, relativizam a vida humana e a põe em perigo” (Idem).

Várias iniciativas podem ser assumidas nas famílias, nos colégios e comunidades. Uma proposta pública seria fazer ressoar os sinos de todas as igrejas do Brasil, sempre às 12h, 15h e às 18h, acompanhado da “Oração do Nascituro” como sinal de alegria. Para o dia 08, a proposta é acender velas e rezar a “Oração do Nascituro”:

Nós vos louvamos Senhor, Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criastes por amor. Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.

Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. Em Vós somos, vivemos e existimos.

Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno.

Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém”!  (Dom Orlando Brandes)