CNBB › 15/07/2019

Encontro de secretários-executivos da CNBB: oportunidade de convivência e partilha

A primeira reunião de 2019, dos secretários-executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontecerá em Curitiba (PR), de 15 a 19 de julho. Este ano, a proposta é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do regional Sul 2, bem como estreitar o relacionamento entre os secretários-executivos dos demais regionais a partir da convivência e da partilha.

Na programação, os participantes irão ter contato com experiências das quatro províncias do regional: Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina. Além disso, compartilharão assuntos internos de interesses comuns e assuntos administrativos da CNBB. Além dos secretários-executivos, o encontro contará com a presença do secretário-geral da entidade, dom Joel Portella e do subsecretário adjunto de Pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa.

Padre Valdecir Badzinski, secretário-executivo do regional Sul 2 afirma que são vários os motivos que os alegram como anfitriões. “É uma comunhão de experiência e com isso nós crescemos, todos nós!”, aponta. Durante a reunião, o sacerdote explica que haverá vários momentos importantes, um deles é a apresentação que o secretário-geral da CNBB fará aos participantes, tendo em vista que esse é o primeiro contato dele com os demais.

No segundo momento, padre Valdecir conta que serão apresentados os feitos pastorais do regional bem como sua estrutura, funcionamento e gestão. “Essa partilha se torna inspiradora para outros regionais”, garante. A iniciativa também contará com momentos de descontração e lazer, marcados pela espiritualidade. “É um encontro que tem uma mescla de atividades que nos fazem crescer como secretário-executivos e como organismos da CNBB espalhados pelo Brasil”, finaliza.

Programação

No dia 15, na abertura, haverá uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo e uma palestra sobre a trajetória da Igreja no Paraná, ministrada por dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina.

Na terça,16, os secretários-executivos farão uma visita ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Associação Evangelizar.

Na quarta, 17, alguns convidados farão uma apresentação da Igreja no regional Sul 2. Já na quinta, 18, os participantes vão conhecer a Catedral de Foz do Iguaçu, e se possível, conhecerão as Cataratas do Iguaçu.

Além dessas atividades mencionadas, outras estão previstas na programação do encontro.

 

*Na foto, os secretários-executivos estavam participando da 57ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida de 1 a 10 de maio de 2019.