CNBB SUL 3 › 05/12/2019

Encontro do CONSER reúne bispos do Rio Grande do Sul em Vila Flores

Na Diocese de Caxias do Sul, Vila Flores foi casa do episcopado gaúcho nos últimos dias. De dois a quatro de dezembro, 24 bispos, o administrador diocesano de Erechim e a secretária executiva do Regional Sul 3 participaram da reunião do CONSER – Conselho Episcopal Regional.

Dom José Gislon, presidente da CNBB Sul 3, explica que o objetivo do encontro é olhar para a caminhada da Igreja do Rio Grande do Sul, à luz do evangelho e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023. Além disso, também é momento de “partilhar as atividades pastorais de cada arqui/diocese, fortalecer os laços fraternos entre os bispos no caminho da sinodalidade na Igreja do Estado e olhar para cada uma das 18 arqui/dioceses em suas diversas realidade eclesiais e pastorais” complementa Dom Gislon.

Outro ponto de pauta na reunião foi a visita ad limina dos bispos do Regional Sul 3 da CNBB ao Papa Francisco, em Roma, de 21 a 30 de março do próximo ano. Além do planejamento e encaminhamentos para 2020, o CONSER definiu também que a Arquidiocese de Passo Fundo acolherá este encontro do final do ano, de 30 de novembro a 1º de dezembro do ano que vem.