Notícias › 12/07/2022

Encontro dos Secretários Executivos da CNBB inicia em Florianópolis

Secretários e secretárias Executivos dos regionais da Conferência Nacional do Bispos do Brasil – CNBB estão reunidos entre os dias 11 a 15 de julho em Florianópolis para o encontro anual.

A abertura do encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Lapa – Ribeirão da Ilha, com a Missa presidida por Dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da CNBB. Durante a Celebração Eucarística, Dom Jaime Spengler fala à comunidade presente e aos secretários e secretárias que devem ser “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, agentes de transformação da realidade”. Ainda comenta que “cada tempo da história tem sua beleza. A exemplo de Jesus, no primeiro momento somos enviados para o testemunho e noutro todos devemos ir ao encontro da sua raiz religiosa. Para que a busca possa acontecer é preciso silenciar, buscar no fundo da alma o discernimento através do silêncio e da oração”.

Após a celebração, os secretários e secretárias executivos foram recepcionados pelo pároco, Padre Vânio da Silva, com um jantar oferecido pela Paróquia Nossa Senhora da Lapa.

Pelo Regional Sul 3 participa a Secretária Executiva, Sandra Zambon.

Programação

O principal objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do regional Sul 4, que compreende o Estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre os secretários-executivos dos 18 demais regionais a partir da convivência e da partilha.

Na pauta, haverá um diálogo sobre as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), tema central da 59ª Assembleia Geral da CNBB, e o processo de escuta do Sínodo 2023 realizado nas dioceses.

Com informações da CNBB Sul 4.