Notícias › 18/06/2020

Encontro online reúne coordenadores de pastorais do Regional Sul 3

Os coordenadores de pastorais das quatro arquidioceses e 14 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB participaram na manhã desta quinta-feira, 18, da primeira reunião deste ano com o grupo.

O encontro virtual, que contou também com a presença do Secretário da Presidência da CNBB Sul 3, Dom Adilson Pedro Busin, e da Secretária Executiva, Sandra Zambon, priorizou a partilha das realidades e das ações das arqui/dioceses, bem como os encaminhamentos para o segundo semestre de 2020. A Secretária Executiva da CNBB Sul 3 destaca que o relato do grupo mostrou o rosto de uma verdadeira Igreja em Saída, atenta à realidade dos que mais necessitam através da promoção de diversas ações solidárias.

Participando pela primeira vez do grupo, o coordenador de pastoral de Montenegro, Pe. Ludinei Marcos Vian, avalia que a reunião foi importante para escutar como as dioceses estão organizando as suas atividades pastorais nesse período de pandemia e também para expor como está a organização em sua diocese. “A partilha permitiu vislumbrar uma perspectiva de futuro na busca de uma caminha pastoral comum na Igreja do Rio Grande do Sul”, reforça.

Padre Roque Hammes é coordenador de pastoral de Santa Cruz do Sul desde 2017 e ele concorda que este momento foi um dos pontos fortes do encontro, principalmente por perceber os diversos aspectos que permeiam a realidade pastoral neste tempo. “Foi muito rica a partilha das dioceses sobre o que estão fazendo frente à pandemia, com o distanciamento físico, os problemas econômicos, os desafios sociais que estão surgindo e a valorização das novas tecnologias para levar em frente o projeto evangelizador”, comenta pe. Roque, ressaltando que “ainda temos muitos desafios pela frente. Mas, neste momento, o mais importante é zelarmos pela vida das pessoas, colaborando para que o vírus da Covid-19 não se difunda”.

Sandra Zambon sintetiza o encontro como uma importante oportunidade para “fortalecer a comunhão da Igreja no Rio Grande do Sul através da partilha e irmandade entre as dioceses. Mesmo na diversidade dos lugares, os dilemas e as esperanças se encontram, em uma Igreja viva que depende de todos nós”, conclui ela.

Sustentabilidade

Outro ponto da pauta do encontro foi a sustentabilidade da Igreja no Rio Grande do Sul, apontando uma alternativa para as coletas não realizadas – e também às previstas para o segundo semestre – no Estado. A proposta é que os Subsídios para os Encontros de Natal, produzidos anualmente pelo Regional Sul 3, sejam também uma grande campanha de apoio à Igreja paroquial, diocesana e regional.

O material para a campanha de mobilização será lançado nos próximos dias pela CNBB Sul 3, bem como os detalhes sobre a arte, a composição do material e os valores.