Notícias › 22/06/2022

Arqui/Dioceses do RS celebram Encontro Mundial das Famílias

O Encontro Mundial das Famílias, tem início nesta quarta-feira em Roma. Famílias de todos os lugares do mundo participarão do encontro que, pela primeira vez, ocorre de forma multicêntrica, conforme o desejo do Papa Francisco.

A décima edição deste Encontro Mundial é inspirada pelo tema Amor em família: vocação e caminho da santidade e reúne em Roma delegados das Conferências Episcopais, entre elas 35 do Brasil. No mundo inteiro, as Igrejas particulares também são convidadas a participarem do Encontro, através da organização de eventos semelhantes em suas comunidades locais. Em todo o Brasil já estão agendadas lives, encontros, missas, retiros, entre outras atividades voltadas para as famílias.

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, motivou os agentes da Pastoral Familiar para a participação no evento e recordou o pedido para que os bispos de todo o Brasil escrevam às famílias sob seu cuidado pastoral.

O X Encontro Mundial das Famílias nas dioceses do RS

Assim como em todo o país, o Regional Sul 3 também se prepara para vivenciar diversas ações, integrando a proposta do X Encontro Mundial. Em cada Igreja Local, estão programadas celebrações e encontros para refletir a temática do encontro. Na Arquidiocese de Santa Maria, a programação já inicia nesta quarta-feira (22), com a celebração da Santa Missa na Basílica da Medianeira, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin e concelebrada pelos bispos da Província Eclesiástica. Após a Santa Missa, haverá uma formação com assessoria do Padre Édson Pereira, da diocese de Cachoeira do Sul, assessor regional da Pastoral Familiar, que fará uma reflexão sobre o tema do X Encontro Mundial das Famílias.

Na Diocese de Cachoeira do Sul, também está prevista a realização da celebração de abertura na tarde desta quarta-feira. Já para o encerramento, no domingo, a Diocese convida para o Desfile Bíblico, com passagens da Sagrada Família. O percurso, da paróquia São José até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, culminará com a Missa com as famílias, ao ar livre, às 16h.

A programação na Arquidiocese de Porto Alegre para o Encontro Mundial das Famílias contempla momentos de formação e celebração. Entre os destaques estão a ordenação sacerdotal do diácono Henrique Zimmer na Paróquia São João Batista, na sexta (24) e as ações do domingo (26), que prevê às 9h a recitação do terço pelas famílias em frente à Catedral Metropolitana de Porto Alegre e as 10h a Celebração da Jornada das Famílias, Presidida por Dom Aparecido Donizeti, na Catedral Metropolitana

Em Montenegro, a Diocese está programada para realizar na sexta-feira, 24 de junho, a Missa das Famílias, às 19h, com transmissão pelas redes sociais.

Abertura nacional

Dom Ricardo Hoepers, referencial da Pastoral Familiar no Brasil, vai presidir a missa de abertura nacional, no dia 22 de junho, às 18h, na basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida. A eucaristia terá transmissão da TV Aparecida.

Já para o encerramento, dia 26, dom Ricardo destaca o pedido para que todas as dioceses, no domingo, 26, “tenham uma missa especial, um grande encerramento, com o envio das famílias, com a bênção das famílias, momento de convivência”.

 

CNBB Sul 3