Artigos, ATUALIDADES › 26/08/2022

Ensino Religioso

O Ensino Religioso como componente curricular tem sido alvo de questionamentos sobre sua importância na educação. Entretando, se considerarmos que educar é humanizar, deve-se considerar a dimensão transcendente, porque faz parte do humano. A educação não pode se restringir às exigências do mercado, mas é preciso ter uma visão mais ampla e preparar para o exercício da cidadania comprometida com uma sociedade mais justa, na construção da paz com inclusão e participação de todos. O Ensino Religioso, nessa construção educativa, tem uma importância muito grande no educar para o diálogo com diferentes religiões e culturas, também na valorização das pessoas socialmente menos favorecidas. Esse educar tem como base as relações da pessoa consigo, com os outros, com a natureza e com Deus.

O Ensino Religioso é um setor da Pastoral da Educação da CNBB Regional Sul 3, cujo Bispo Referencial é Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria. No planejamento da Pastoral da Educação do Regional 2021- 2023, referente ao Ensino Religioso, a estratégia é implantar a formação dos professores (as) em âmbito estadual. Esta estratégia busca promover ações como: 1) Levantamento sobre a situação do Ensino Religioso nas escolas públicas e confessionais; 2) Reflexão sobre Ensino Religioso com a CNBB e acompanhamento do CONER/RS; 3) Subsídios para os docentes; 4) Encontros de Espiritualidade; 5) Apoio às dioceses para a formação docente de Ensino Religioso. Há representação do Regional na CNBB Nacional e que contribuiu para o documento sobre Ensino Religioso e também para o texto base da Campanha da Fraternidade 2022.

A formação dos professores (as) acontece de  forma online, apoiando as dioceses que solicitam, através da Pastoral da Educação e em parceria com as Coordenadorias de Educação Estaduais, podendo incluir as Secretarias Municipais. Os cursos são dirigidos, especialmente, às escolas públicas, pois as escolas católicas têm uma estrutura que cuida da formação. Nesse ano, os cursos de Ensino Religioso aconteceram nas Coordenadorias Estaduais de Educação de Caxias do Sul, Vacaria, Santo Ângelo, São Luís Gonzaga, Santa Rosa e algumas vagas para Cruz Alta. O Setor Ensino Religioso do Regional escolhe os professores (as) e organiza os temas. A equipe que leciona nos cursos é excelente com formação em pós-doutorado, doutorado e mestrado e, sobretudo, acreditam no valor do Ensino Religioso. Cada CRE é composta de vários municípios, esse ano participaram 72 municípios. A avaliação foi excelente e já está prevista a continuidade do curso nessas Coordenadorias para o próximo ano, também em outras CRES. Na forma online podemos atingir municípios muito distantes e que de forma presencial seria muito difícil. Os cursos e encontros de espiritualidade trazem não só conhecimento, mas também o encontro do professor (a) consigo ao refletir sobre questões que envolvem o Ensino Religioso.

A catequese é uma opção religiosa e educação da fé, o Ensino Religioso é o despertar para Deus e para os valores transcendentes.

Profª Moema Muricy