Notícias › 07/05/2021

Equipe de Produção de Subsídios prepara material para o Natal

O grupo responsável pela elaboração dos materiais para a celebração da Quaresma e Advento no Regional Sul 3 se reuniu em modalidade virtual na manhã desta sexta-feira, 07, para iniciar os preparativos do subsídio do Natal deste ano.

A reunião iniciou com a avaliação do material da Quaresma – mais de 16 mil símbolos para a porta e 120 mil kits distribuídos em todo o Rio Grande do Sul no início deste ano. Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo e Vice-Presidente do Regional Sul 3, apresentou a avaliação realizada pelo episcopado gaúcho, destacando que é um subsídio fundamental para a Igreja do RS. “É um material de muita qualidade técnica, visual e principalmente com um conteúdo muito válido que nos ajuda a refletir e rezar também através dos símbolos e imagens”, realçou Dom Rodolfo.

Em nome de todos os Bispos do Rio Grande do Sul, o arcebispo reconheceu e agradeceu o esforço da equipe que se empenha sempre na produção dos materiais e apontou a necessidade de que os livretos e símbolos continuem sendo produzidos pelo grupo no Regional Sul 3.

Natal 2021

A principal missão da equipe de subsídios nesta manhã foi a organização do material para o Advento deste ano. Anualmente, o grupo se preocupa com muita antecedência com cada subsídio, para que tenha tempo suficiente de produzir e garantir a distribuição às arqui/dioceses considerando também o tempo necessário para que o material chegue às paróquias, comunidades, grupos e famílias.

Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, alertou que é preciso que o material continue contemplando a realidade de pandemia que o Brasil e o Rio Grande do Sul passam neste momento. “É possível que ainda viveremos o Natal em isolamento, e por isso é importante pensarmos um material que possa ser celebrado em família, mas que também seja conforto e companhia para quem passará sozinho o Natal”, analisou.

Inspirada pela Carta Apostólica Patris Corde e o testemunho de São José, a equipe escolheu como tema para o material de Natal deste ano a frase Não tenhais medo, levando em conta o contexto de desesperança que vivemos e a necessidade de firmarmos sempre a certeza de que Deus está conosco.

Para o desenvolver do material, cinco passos serão propostos para a vivência do Advento, em cinco encontros, partindo da narrativa do anúncio do anjo a José, Maria e aos pastores, passando pela fuga do Egito e pelo papel de José como educador, quando Jesus se perde no templo.

  1. José, filho de Davi, não temas.
  2. Não temas Maria!
  3. Não temais! Eu vos anuncio uma grande alegria.
  4. Levanta-te, toma contigo o menino e sua Mãe.
  5. Filho, por que agiste assim conosco?

O subsídio trará ainda a proposta de uma celebração penitencial e a bênção da Mesa de Natal, para a noite natalina. Uma novidade importante é que para este ano, além da tradicional guirlanda para a porta das casas, a equipe sugere às paróquias, escolas e empresas uma guirlanda especial, em tamanho ampliado e de material mais resistente, para ficar em destaque em cada local.

CNBB Sul 3