Notícias › 18/02/2022

Equipe partilha novas perspectivas para missão em Moçambique

Como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos (Sl 133, 1). Com esse versículo, Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, motiva a Arquidiocese a viver mais um ano pastoral. De fato, a missão em Moçambique, no distrito de Moma, iniciou o ano de 2022 com uma proposta de formação catequética que busca promover sempre mais a unidade das comunidades e da Igreja como um todo.

Muitas casas foram afetadas pela tempestade ‘Ana’

Os distritos de Moma e Larde, onde está a missão Igrejas Solidárias do Regional Sul 3, passaram no dia 23 de janeiro por uma forte Tempestade Tropical denominada Ana, que causou alguns estragos nas casas, estradas, hospitais, escolas e comunidades. A vitalidade e a solidariedade das pessoas foi expressa na ajuda mútua em reconstruir tudo aquilo que foi abalado. Algumas comunidades ainda estão organizando as reconstruções de suas coberturas, cercas ou paredes que, feitas de barro, acabaram por cair com as chuvas e ventos.

No conselho paroquial das duas paróquias, foram feitos os relatos de agradecimento dos Sacramentos de Batismo, Eucaristia, Crisma e Casamento, bem como a ordenação Sacerdotal de Muriricho José Mujape, “filho” da Paróquia de Larde. Os cristãos esperavam por muito tempo essas celebrações, visto que a pandemia limitou o trabalho da equipa missionária em 2020 e 2021.

Para o novo ano então, iniciou-se os trabalhos com as formações de catequistas, anciãos, formadores e infância missionária. Em todas as formações é trabalhado o tema anual da Arquidiocese, proposta pela Arcebispo, que relata a presença da feitiçaria como grande fator ainda presente nas comunidades e que provoca a desunião dos cristãos. Para além disso, na mensagem de Dom Inácio é forte o apelo para uma catequese verdadeiramente fixa na fé em Jesus, que desperte nos catecúmenos o valor e o compromisso de acreditar em Deus e, por isso, vencer qualquer tipo de mal.

Conselho Paroquial de Micane

Em comunhão com o Papa Francisco e toda a Igreja, a Arquidiocese já está organizada nos grupos de estudo e respostas do Sínodo dos Bispos, que propõe uma Igreja Sinodal através da comunhão, participação e missão.

A missão em Moma hoje conta com a presença dos Padres Camilo Pauletti e Luiz José Weber e das Leigas Maria Bernardete Acadroli e Maria Isabel Tromm, para além dos muitos animadores e animadoras Moçambicanos que atuam junto na Pastoral. Seguimos sempre em sintonia e oração pela missão e pelos missionários do Regional Sul 3 na Arquidiocese de Nampula.

Colaboração: Leiga Missionária Maria Isabel Tromm