COMIRE RS › 20/11/2019

Erechim acolhe Sulão da Infância e Adolescência Missionária

Assessoras e assessores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul da Infância e Adolescência Missionária (IAM) fizeram de Erechim (RS) sua casa no último final de semana. O Sulão, que reuniu coordenadores arqui/diocesanos dos três estados do Sul do país, aconteceu de 15 a 17 de novembro.

Com uma metodologia diferenciada que priorizou a construção coletiva, através de fórum e oficinas, o encontro proporcionou a troca de experiência entre os participantes, reforçando o tema articulação, através de debates sobre: diretrizes da IAM, comunicação, sinodalidade e organização missionária da Igreja.

Mariley Rosangela Kopp, coordenadora diocesana da IAM de Rio do Sul (SC), participa pela 3ª vez deste tipo de encontro e comenta que cada um é uma experiência nova. Por outro lado, ela ressalta que “é sempre um momento de reencontro com nossos amigos missionários de caminhada, pois trocamos experiências vividas. De cada Sulão trazemos uma grande bagagem de aprendizado, partilha e missão para a nossa diocese e grupos”, destaca. Sobre o encontro e as vivências destes dias, Mariley finaliza: “Reacendemos em nós um novo ardor missionário e renovamos nossas forças para seguir em frente com esta obra maravilhosa que é a IAM”.

A coordenadora estadual da obra, irmã Celia da Costa Santos, franciscana aparecida, relata que este é o primeiro Sulão que participa e que, por isso, ficou surpresa e feliz pelo testemunho de tantos(as) assessores(as) que assumem a missão da IAM. “É uma alegria participar da vida eclesial sabendo que os Grupos de Crianças e Adolescentes fazem o Reino de Deus acontecer nesta região do sul do Brasil. A presença de cada pessoa nos faz acreditar que com oração, sacrifício e solidariedade, colaboramos para um mundo bem melhor aqui e além fronteiras”, acrescenta irmã Celia.

Agradecendo pela acolhida e pelo empenho de tantos que trabalharam no encontro, a religiosa salienta: “a Diocese de Erexim nos possibilitou a convivência, a leveza e a beleza do trabalho em equipe. Realmente, um lindo testemunho de comunhão”. Neste encontro, “o Regional Sul 3, na presença de Dom José Gislon, nos confirmou no compromisso missionário”, complementa, falando sobre a presença do Presidente do Regional.

13 anos de história

Este não foi o primeiro encontro que reúne os três estados do Sul do país. Irmã Patrícia Souza, secretária nacional da IAM, explica: “esse encontro de macro região foi uma iniciativa que surgiu em 2007 com o objetivo do encontro entre as coordenações arqui/diocesanas da macro região”.

Sobre o encontro deste final de semana, ela avalia: “Pessoalmente acredito que no encontro desse ano conseguimos ter uma boa representatividade das coordenações arqui/diocesansas. Foi possível aprofundar o estudo do eixo proposto e ainda provocar a troca experiência entre os participantes”, finaliza irmã Patrícia.

Seguindo uma rotatividade nos três estados, o próximo Sulão será realizado no Paraná, na Diocese de Toledo, que já se prepara para acolher assessores e assessoras dos Estados vizinhos nos dias 13 a 15 de novembro de 2020.