Notícias › 06/09/2022

Fé e Devoção: 21ª Romaria da Santa Cruz será neste domingo, 11 de setembro

Expectativa da organização é receber milhares de fiéis de diversas paróquias da Diocese

A 21ª Romaria da Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, será realizada neste domingo, 11 de setembro, com o tema “Da Cruz nasce a Eucaristia”. A expectativa é reunir fiéis das 51 paróquias de 40 municípios de abrangência, totalizando mil comunidades. O evento religioso vai ser coordenado pelo padre Lucas Del Osbel.

A programação inicia às 8h30min, com a acolhida dos romeiros em frente da Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. A caminhada de aproximadamente dois quilômetros, tem como destino o Seminário São João Batista, onde está plantada a cruz da Romaria. Às 10h, o Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli presidirá a Santa Missa e inauguração do altar-monumento da Romaria junto ao Seminário. Às 11h15min, será invocada a benção individual da saúde para os romeiros que desejarem. A programação segue no local, com almoço, apresentações artísticas e momento para confissão. Às 14h30, ocorre a celebração de envio.

A preparação da romaria inicia na quarta-feira, dia 7, às 19h30min, com uma live formativa com transmissão pelo facebook da Diocese. Na sexta-feira, dia 9, às 19h30min, em formato híbrido (online e presencial), os fiéis estão convidados a rezar a Via-Sacra junto com os seminaristas do Seminário Interdiocesano São João Batista. E, no sábado, dia 10, às 15h, será realizado um encontro com jovens em preparação a Romaria, no Seminário São João Batista.

De acordo com padre Rodrigo Hillesheim, a 21ª Romaria da Santa Cruz tem duplo objetivo. “O tema da celebração motiva na caminhada da Iniciação à Vida Cristã, assumida pela Diocese como uma prioridade. A Eucaristia é fonte e ápice da vida cristã, alimenta a fé e fortalece a comunidade. Ao comungarmos do corpo e sangue do Senhor, entramos em comunhão com a vida Dele.  Além disso, durante a celebração ocorre a inauguração do nosso altar-monumento, junto ao Seminário Propedêutico Interdiocesano São João Batista, que servirá para celebração eucarística em nossa Romaria diocesana”, disse. A partir de outubro, missas serão realizadas junto ao Altar Monumento, sempre no segundo domingo de cada mês, às 17 horas.

Infraestrutura da Romaria

Com a expectativa de receber milhares de fiéis provenientes das 51 paróquias, a 21ª Romaria da Santa Cruz, contará com uma extensa estrutura e apoio em serviços de saúde, alimentação e acolhimento para receber bem os visitantes. De acordo com o reitor do Seminário São João Batista, Pe. Lucas Del Osbel, voluntários farão a recepção dos romeiros. “As portas do Seminário estarão abertas a partir das 7h, teremos tendas de alimentação, tenda das pastorais, tenda de chimarrão e da livraria diocesana. Além de lugar reservado para confissão, a capela também estará disponível para Adoração ao Santíssimo”, esclarece.

Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul