Notícias › 20/07/2022

Formação Missonária Estadual será em Porto Alegre, dia 19 de agosto

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) prepara para o mês de agosto a Formação Missionária Estadual. O encontro, programado há mais de dois anos e transferido por duas vezes por causa da pandemia, acontecerá no dia 19 de agosto, em Porto Alegre.

A formação tem como objetivo enfatizar a organização e a ação dos conselhos missionários, em âmbitos paroquiais, arqui/diocesanos e regional e, por isso, refletirá o tema Conselhos Missionários: caminhos para a vivência da missão da Igreja. Para ajudar os participantes a aprofundarem o assunto, estarão na assessoria a Ir. Sandra Amado e o Pe. Daniel Rocchetti, assessores da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Dom Adilson Pedro Busin, cs, bispo referencial da Comissão no Regional, destaca que “missão também é formação” e aponta a importância do momento para o aprofundamento de cada pessoa e para a articulação da animação missionária no Regional Sul 3:

Que oportunidade teremos este ano com a presença do Pe. Daniel e da Ir. Sandra. Aproveitemos a graça de Deus que passa por nós com este momento de formação para fortalecer nossos conselhos missionários”, motiva dom Adilson.

O encontro acontece das 9h às 16h, presencialmente, na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Casa das Irmãs Salesianas – Rua Gonçalo de Carvalho, 390, Porto Alegre. Para participar, basta fazer sua inscrição por este link clicando aqui.

Um bispo missionário

O dia 19 de agosto foi escolhido pelo COMIRE como forma de motivar também a participação, após a Formação Estadual, da ordenação episcopal do Mons. Maurício da Silva Jardim, que acontece às 19h, na Catedral Metropolitana. Pe. Maurício é atualmente diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias e foi nomeado como bispo da diocese de Rondonópolis/Guiratinga (MT).
Membro do Clero da Arquidiocese de Porto Alegre, Pe Maurício foi coordenador do COMIRE RS e missionário em Moçambique de 2009 a 2011. Em 2017, visitou a equipe missionária como diretor das POM, junto com dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação e Cooperação Missionária da CNBB na época.
CNBB Sul 3