Artigos, Bispos › 01/03/2019

Fraternidade e Políticas públicas

A Igreja Católica no Brasil na Quaresma abre uma nova Campanha da Fraternidade com o importante tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema é inspirado no profeta Isaías: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Compreendemos que Política Pública não é somente a ação do governo, mas a relação entre as instituições e os diversos agentes, individuais ou coletivos, envolvidos na busca de solução de determinados problemas e situações sociais. Para isso, são utilizados princípios, critérios e procedimentos que resultam em projetos, programas e ações concretas que garantem ao povo os direitos e deveres constitucionais.

No Texto-base da CF 2019, se afirma que a política é essencialmente o cuidado para com o que é comum e realizar ações que ajudem na integração de todos na sociedade. As Políticas Públicas como ações comuns e públicas, pertencem a todos. Portanto, é tarefa de todo cristão participar na elaboração e concretização de ações que visem melhorar a vida de todas as pessoas, i. é, realizar obras de misericórdia corporais e espirituais integradas entre si.

As obras misericordiosas espirituais são: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. As outras obras misericordiosas são: comunhão, solidariedade, caridade, fraternidade, proximidade, samaritanidade. Todas são fonte inesgotável de transformação e identificação com Jesus Cristo. Portanto: durante toda a Quaresma somos convidados ao exercício das obras de misericórdia como forma de conversão pessoal, comunitária e social.

O gesto concreto da CF 2019 acontecerá com a Coleta no Domingo de Ramos, 14 de abril. Da Coleta Nacional da Solidariedade, 60% se destinará ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional.

Oremos para que nesta CF 2019 o Divino Espírito acenda em nossa Igreja e em todo o Brasil a caridade sincera e o amor fraterno, a honestidade, o direito e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”!

+ Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria