Notícias › 03/05/2022

IAM do Regional Sul 3 realiza Assembleia Estadual

A Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 3 da CNBB realizou no mês de abril sua Assembleia Estadual, com o tema: A Igreja é missão e o lema: “E sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

Estiveram na assembleia cerca de 23 participantes representantes das quatro Províncias Eclesiásticas que compõem o Regional Sul 3: Província de Porto Alegre, de Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas.

A coordenação da Assembleia foi conduzida pela secretária Nacional da IAM, Ir. Antônia Vania, que ajudou a refletir e planejar as ações e propostas da missão da IAM para o Rio Grande do Sul e a nova equipe de coordenadores.

Foram dias de espiritualidade, ajuda mútua e estudo, onde se refletiu, no primeiro momento, a finalidade da Igreja, pois ela está no mundo unicamente para cooperar com a missão. A reflexão ajudou os participantes a perceberem que somos uma presença do Cristo Ressuscitado, pois toda a Igreja nasce do amor de Deus e é chamada a estar “em saída” com o seu Senhor.

Já no segundo dia, em grupos, os participantes compartilharam as atividades desenvolvidas em meio a pandemia dos últimos dois anos. Percebeu-se que, mesmo estando fora dos encontros presenciais, tiveram muitas riquezas ao longo deste tempo, através das atividades e missas on-line.

A IAM é um estilo de vida que se incorpora no nosso dia a dia e como Obra Pontifícia tem suas características próprias, mas é universal e não se enquadra como uma pastoral.

Um dos desafios que reconhecidos no grupo é a necessidade de despertar nas pessoas a missionariedade para que esta Obra se torne conhecida e amada por todos e o quanto é necessário trabalhar em unidade com todos na Igreja, principalmente com as Crianças, Adolescentes, com auxílio de Leigas/os, Padres, Bispos e Religiosas/os. A equipe regional é responsável pela divulgação, sensibilização e  formação de assessores e coordenadores, dando sempre continuidade ao caminho iniciado há tempos no RS.

Em comunhão e elaboração do Plano Trienal 2022/2024 a IAM definiu as seguintes ações:

* formação;

* ação missionária;

* articulação/organização.

 Coordenação

No terceiro dia, a assembleia definiu a coordenação ampliada por Províncias, acreditando que assim se chega mais longe e em todos os níveis:

Representante estadual: Ir. Celia Santos

Representantes Provinciais:

Passo Fundo: Contato atual Pe. Erico

Porto Alegre: Velta e Viviane

Pelotas: Vanuza e Pe. Domingos

Santa Maria: Ir. Neli e Solange F.

IAM Escolas: Coord. Estadual

Colaboração: Vanuza da Fontoura e Ir. Celia Santos, cifa