Notícias › 17/03/2020

IAM realiza encontro de formação para aprofundamento de assessores

A Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 3 da CNBB realizou no último fim de semana (13 a 15 de março) o encontro para aprofundamento de assessores. Ocorrido em Porto Alegre, o momento reuniu assessores e assessoras de diversas dioceses do Estado para aprofundar o carisma e a organização da IAM.

Irmã Patricia Souza, secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), explica que o encontro de aprofundamento está previsto para acontecer sempre em nível estadual, com a assessoria da Secretaria Nacional. Segundo ela, “já tem alguns anos que, na dinâmica de formação dos assessores e assessoras da IAM, está organizado esse encontro, que é a oportunidade de refletir e aprofundar um tema”.

Para ela, o momento é também ocasião importante de conhecimento da obra em todo o país. Ela destaca que o encontro é um espaço para “a secretária encontrar com os assessores e assessoras daquele Estado para partilhar a vida, os sonhos e também os desafios da caminhada”.

No Rio Grande do Sul, a coordenadora da obra no é irmã Ir. Celia da Costa Santos, franciscana aparecida, que lembra que o encontro foi importante para retomar algumas orientações da obra com os assessores. “Sempre precisamos reforçar nossas características, a responsabilidade do carisma, a forma com que nos organizamos nas comunidades e o quanto nós precisamos estar em comunhão com a Igreja local e a Igreja do Brasil”, aponta a religiosa.

Este encontro de aprofundamento de assessores refletiu o tema Enviados para Renovar o mundo e, conforme Ir. Celia, “provocou a estudar, conhecer e aprofundar o sentido da obra da IAM, lembrando sempre que somos uma Igreja em Saída. Precisamos investir e crescer na nossa espiritualidade e ser gratos pela confiança de Deus para sermos assessores e assessoras no encontro de cada criança e adolescente com Ele”, conclui.

Lidiane Rios Meireles é assessora da IAM da Arquidiocese de Pelotas. Esta é a primeira vez que ela participa do encontro, que avaliou de maneira muito positiva. “A formação foi muito importante, pois ter falado sobre maternidade e paternidade espiritual reforçou a linha da entrega e da corresponsabilidade que precisamos ter como missionários, enriquecendo e fortalecendo nosso conhecimento. Foi realmente um aprofundamento no Amor de Deus”, conclui Lidiane.