Notícias › 16/04/2019

Informativo diocesano da Diocese de Santa Cruz do Sul

Tríduo Pascal: O eixo da Semana Santa é o Tríduo Pascal. Na Revista Integração do mês de abril, Irmã Andrea do Mosteiro da Santíssima Trindade, responde à pergunta: o que entendemos por Tríduo Pascal. Diz ela: “Celebrar o Tríduo Sacro da paixão e ressurreição do Senhor, é celebrar a obra da redenção humana na perfeita glorificação de Deus, que o Cristo realizou quando morrendo, destruiu a nossa morte e, ressuscitando renovou a vida. É a Páscoa, nossa festa, centro do ano litúrgico. Fonte que alimenta a nossa vida de fé. O Tríduo Pascal é a própria celebração pascal em três dias, ou seja, a sexta-feira santa da paixão, o sábado do seu repouso e o domingo da ressurreição. Estes três dias vão do começar da missa vespertina da quinta-feira santa e terminam na oração da tarde de domingo de páscoa.  O Tríduo forma uma unidade e como tal deve ser visto. Abarca tanto o lado sóbrio, quanto radiante, do mistério salvífico de Cristo. Sendo assim, o tríduo pascal pode ser comparado a um tríptico: três gravuras, cada qual representando parte da cena, e juntos formando uma unidade de forma que cada gravura é completa, mas precisa ser vista em relação com as outras”.

Catequistas do Batismo: No dia 27 de abril, terão início os encontros de preparação para catequistas do batismo. Conforme decisão tomada no Fórum sobre o Batismo em julho de 2018 e no Conselho Diocesano de Evangelização em novembro, a catequese do Batismo passará por uma profunda transformação na Diocese. A proposta é que se realizem duas visitas às famílias da criança a ser batizada antes de o batismo ser realizado e mais uma visita após o batismo. Para isso, as paróquias devem prover catequistas, cuja formação terá início no dia 27 de abril, nos seguintes locais: Centro Pastoral da Paróquia São Pedro de Encantado; Centro de Pastoral da paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires; Seminário São João Batista de Linha Santa Cruz; Centro Comunitário da Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul e Salão Comunitário da Paróquia de Boqueirão do Leão. No dia 04 de maio, o encontro acontecerá no Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde se reunirão as comarcas de Arroio do Meio e Lajeado. Os catequistas de todas as comarcas, com exceção de Encruzilhada do Sul, deverão se dirigir a um destes locais para iniciarem o seu processo de formação, cuja culminância se dará no mês de junho.

Reunião do CDFPT: na quarta-feira, dia 24 de abril, os integrantes do Centro Diocesano de Formação Pastoral e Teológica – CDFPT – realização a reunião para ultimar os preparativos dos encontros de formação dos catequistas do Batismo. A reunião será no Seminário São João Batista, no horário das 08h30m até 16 horas.

Agenda: Dom Aloísio passa a Semana Santa em Santa Cruz do Sul, onde preside as principais celebrações que acontecem na Catedral São João Batista. Já celebrou no Domingo de Ramos e, na quarta-feira, dia 17, preside a missa com a benção dos Santos Óleos às 18h15m.  Os horários das outras celebrações são: quinta-feira santa, 19 horas missa da Ceia do Senhor; sexta-feira santa, 15 horas, celebração da Paixão do Senhor; Sábado Santo, 20 horas, Vigília Pascal; Domingo da Páscoa, 09 horas, missa da Ressurreição.