GERAL › 08/04/2020

Irmãs do Imaculado Coração de Maria confeccionam máscaras para doação

Irmãs que estão no grupo de risco aproveitam o tempo para costurar máscaras

Impedidas de sair de casa, por serem do grupo de risco, ao contágio do coronavírus, três religiosas da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) aproveitam o isolamento social para serem ainda mais missionárias e solidárias. As Irmãs dedicam o tempo, em casa, para produzir máscaras que serão doadas à comunidade carente.

Na residência, situada no bairro Hidráulica, as Irmãs da Comunidade Nazaré: Dorildes Piovesan, 78 anos; Lourdes Delai, 84 e Wilnia Cecilia Lorenzoni, 81, em pouco mais de uma semana, produziram mais de 200 máscaras.

A iniciativa surgiu após conversa com a Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, que sugeriu uma ação solidária. Segundo a Irmã Dorildes, diante do pedido e da falta do equipamento de proteção, nas farmácias e lojas especializadas, decidiram produzir para os pobres:

“Nós já pensávamos em fazer algo quando a Irmã Marlise nos ligou e nos pediu uma ação. A partir de então, começamos a costurar as máscaras. Já consultamos o posto de saúde perto da comunidade que disse ter um certo estoque, por isso, decidimos produzir para as pessoas do grupo de risco, que mais precisam, os pobres” disse.

A costura é também um meio de evangelização das Irmãs. No trabalho missionário e social que promovem no Bairro Conserva e no Loteamento 17, as Religiosas promovem a geração de renda, ao transmitirem todo conhecimento e habilidades às adolescentes, jovens e mulheres. Além da costura, as Irmãs ensinam o crochê, artesanato e acompanham as atividades de reciclagem.

Irmã Dorildes destacou que as primeiras máscaras foram feitas em TNT. A próxima leva será em tecido. Mais do uma ajuda pontual, as religiosas ICM encaram esta ação como um gesto de cuidado com a vida, dom de Deus:

“Nos sentimos felizes e realizadas. Penso que, o que fazemos é pouco, diante da necessidade, mas é uma ajuda necessária. Vamos continuar costurando enquanto houver material”.

Congregação ofereceu Casas de Retiros

Em uma outra ação de apoio ao combate à pandemia do coronavírus, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria ofereceu duas Casas de Retiros, para apoio às ações das prefeituras. Os dois espaços serão usados para hospedar os profissionais da saúde. Foram colocadas à disposição a Casa de Retiros Coração de Maria, em Caxias do Sul, e a Casa de Retiros Nossa Senhora de Lourdes, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine.

Fonte: Irmãs ICM