Notícias › 03/10/2022

Itepa Faculdades e Regional Sul 3 concluem curso de Doutrina Social

O Curso de Doutrina Social da Igreja (DSI) oferecido pela Itepa Faculdades e o Regional Sul 3 da CNBB, foi concluído na noite do dia 30 de setembro. O estudo se constituiu em um espaço de aprofundamento da importância da Doutrina Social da Igreja na vida dos cristãos. Os aprofundamentos aconteceram em onze encontros, sempre nas sexta-feira à noite, com assessores bem preparados e público apaixonado pela formação cristã. A proposta inicial surgiu tendo como objetivo amplo: compreender a Doutrina Social da Igreja de modo sistemático e pedagógico, considerando os grandes princípios do Evangelho e da Tradição da Igreja que regem a dimensão social da fé, tendo em vista uma sociedade humana e fraterna. Dentro deste objetivo maior, o curso buscou:

– Fundamentar a Doutrina Social da Igreja;

– Apresentar os princípios ético-teológicos: justiça, caridade, bem comum e solidariedade;

– Promover um maior conhecimento das Encíclicas e dos documentos sociais da Igreja;

– Valorizar a Doutrina Social da Igreja como instrumento no processo de evangelização;

– Promover o debate e a reflexão crítica em torno de questões atuais: desenvolvimento econômico, novas tecnologias, ecologia, bioética.

O Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Rogério Zanini, afirmou que “o curso foi concluído com aproximadamente 50 pessoas, que com entusiasmo dedicaram seu tempo e contribuíram nas reflexões, orações e partilhas de forma muito apaixonada”. Segundo os depoimentos e avaliações, o curso foi muito bom e precisa de continuidade: “Trouxe o conhecimento sobre os documentos e análise da Igreja”; “amei o curso. Aprendi muito. Sigam em frente”; “muito bom em todos os sentidos”; “os assessores foram bem distribuídos de homens e mulheres”; “ajudou-me a ligar mais com a caminhada eclesial. Tenho interesse em outros cursos”; “ajudou no fortalecimento de meu papel como batizada na Igreja”.

Segundo Pe. Rogério, em nome da Itepa Faculdades, do Regional Sul 3 da CNBB e das Pastorais Sociais, é importante agradecer a todos e todas e pedir que o Espírito Santo – fonte da vida e de amor – continue enriquecendo nossa Igreja com experiências evangelizadoras. Finalizamos com as palavras entusiasmadas proferidas por Dom Silvio Guterres Dutra, Bispo de Vacaria, quando os cursos online foram iniciados na Itepa Faculdades, no período da pandemia: “Estes cursos são um sinal do Espírito Santo na vida da Igreja”.

Com informações da Arquidiocese de Passo Fundo