Notícias › 11/07/2022

JM do RS realiza encontro com coordenadores de grupos

A Juventude Missionária do Regional Sul 3 – Rio Grande do Sul – realizou no último sábado o primeiro encontro presencial com coordenadores de grupos no pós pandemia. A iniciativa foi proposta pela coordenação da JM no RS que desde o início deste ano visitou os grupos, acompanhou cada realidade e construiu uma proposta de atividades para a Juventude Missionária do Estado. No encontro deste sábado participaram os representantes dos grupos de São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Porto Alegre e Caxias do Sul, além de parte do grupo que atua na coordenação.

A programação do dia iniciou com uma reflexão sobre o carisma, os símbolos, a história e a proposta geral da Juventude Missionária. Também, durante o encontro, os participantes ensaiaram o Hino da JM e se dedicaram especialmente no aprofundamento da metodologia para os encontros dos grupos, a partir das quatro áreas integradas: Ver, Iluminar, Agir e Celebrar.

No segundo momento, o grupo definiu alguns encaminhamentos práticos para a caminhada da JM no Rio Grande do Sul sugerindo um integrante de cada grupo para compor a coordenação estadual e encaminhando a próxima atividade regional: a Formação Estadual da JM do RS, nos dias 03 e 04 de dezembro, para todos os jovens da Juventude Missionária.

A Juventude Missionária

É um serviço de animação missionária que tem por finalidade fomentar e manter o espírito missionário e profético nos jovens, ajudando-os a viver a missão em âmbito local e universal.

A espiritualidade dos grupos de JM está marcada por uma atitude samaritana em todos os ambientes, em especial, entre os que mais sofrem e são excluídos. Por isso, o jovem missionário é convidado a fundamentar sua identidade no amor de Deus que rompe as barreiras do preconceito e da indiferença.

A Juventude Missionária está vinculada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada pela leiga Paulina Jaricot, em 03 de maio de 1822, na cidade de Lion – França. A Obra foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XI em 1922 e passou a integrar as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

CNBB Sul 3