Notícias › 28/01/2020

Jovens do Rio Grande do Sul participam do I Congresso Nacional da JM

Batizados e enviados: as juventudes em missão no mundo. Motivados por esse tema, sete jovens do Rio Grande do Sul participaram entre os dias 15 e 19 de janeiro, do I Congresso Nacional e V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária, em Planaltina-DF.

Isaac Goulart, Patrícia Souza, Maria Eduarda Gross e Vitória Tupich representaram a Diocese de Osório, Camila Corrêa e Karla Lima a Diocese de Caxias do Sul e Renata Alves a Arquidiocese de Porto Alegre. Para Renata, o encontro foi uma grande motivação para seguir a missão no seu grupo e na sua comunidade: “Saí de Brasília com a certeza de que quero de fato fazer a diferença no mundo e será trabalhando junto com os amigos de minha paróquia, através da Juventude Missionária que conseguiremos respeitar mais os irmãos excluídos e ter mais empatia com todos”, relata a jovem.

Durante os cinco dias de encontro, os jovens presentes fizeram uma retrospectiva dos 15 anos de caminhada da Juventude Missionária no Brasil, percebendo o caminho que vem pela frente e os novos desafios da JM. Vivenciaram também diversos momentos como danças circulares, leitura orante, rodas de conversas, oficinas e apresentações por microrregiões – um momento rico em partilha e integração dos jovens de diversos lugares do País.

Em um dos dias do encontro ocorreu também a V Missão Sem Fronteiras, em três paróquias e diversas comunidades de Planaltina. Durante o sábado, os jovens visitaram as casas e estiveram com as comunidades, convivendo e confraternizando com as famílias que os acolheram.

Texto: Vitória Tupich