WEBMAIL

Jovens do RS participam de encontro por uma nova economia em Assis

Era maio de 2019 quando o convite do Papa Francisco chegou aos jovens do mundo inteiro: um encontro na cidade de Assis para construir um novo pacto econômico, que priorize uma economia inclusiva, promotora de vida e cuidadora da casa comum.

O convite do Papa aos jovens era para um encontro na terra de Francisco e Clara em março de 2020, reunindo jovens de diferentes crenças e nacionalidades. Adiado pela pandemia do Covid 19, o encontro acontece a partir desta quinta-feira (22) e se estende até o sábado, 24 de setembro.

Mais de mil jovens estarão em Assis nestes dias, entre eles cerca de 100 brasileiros. No grupo, cinco representam a juventude gaúcha: Andrei Thomaz Oss-Emer, Joana Silvestrin Zanon, Luiza Udovic Bassegio, Cristina Pereira Vieceli e Tiago Guerra.

Desde 2020, o grupo de jovens do Rio Grande do Sul tem caminhado em unidade tanto com o Comitê Científico do evento de Assis, quanto com a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Neste sentido, Andrei, da Arquidiocese de Pelotas, explica que o adiamento do encontro foi, apesar de um momento de angústia, oportunidade para intensificar a preparação:

A expressão que eu usaria seria um “redesenhar a utopia”, reavivar a alma de nossas verdadeiras intenções ao dispormos de nossa vocação e juventude, colocando-as a serviço da vida e de uma economia dos comuns. Hoje nos conhecemos e reconhecemos nossos dons e capacidades, então será um reencontro, depois dos incontáveis encontros virtuais proporcionados por estes mais de dois anos de preparação virtual.

A convocação do Papa aos jovens alcançou também a jovem Joana Zanon, de Santa Cruz do Sul. Segundo ela, o convite chegou em um momento em que percebia o Brasil, e também outros países, em uma condição delicada, de redução na qualidade de muitas vidas.

Entendi esse chamado como uma oportunidade extraordinária de partilhar minhas inquietações com pessoas das mais diversas culturas e trajetórias de vida, a fim de juntos encontrarmos um caminho comum, mais humano, conta Joana.

Expectativas

Já na Itália, Joana e Andrei partilham as expectativas, não só para estes dias de encontro mas para todo o processo de construção da proposta da Economia de Francisco e Clara.

Andrei Oss-Emer explica que a sua expectativa é grande, especialmente porque acompanhou todo o processo até o convite de Francisco e porque o Papa intencionou o momento seu coração: “Para mim é quase como um novo Pentecostes para a juventude, exatamente no sentido daquele dia glorioso de encontro e infusão do Espírito Santo sobre os jovens Apóstolos e Maria, em Jerusalém, também semelhante aos Capítulos de Pentecostes, nos quais os irmãos se reuniam aos milhares, lá naquele mesmo lugar: a Igreja da Porciúncula, Santa Maria dos Anjos, em Assis”, apontou.

Já Joana destaca que o encontro vem também como sinal de proposta de mudança para um contexto social ainda mais agravado pelos dois anos em que sofremos com a Covid 19. Segundo a jovem, os debates destes dias superam o tempo e o território e abrangem o todo da nossa vida:

A pandemia veio intensificar o processo de aumento das desigualdades sociais, tornando ainda mais urgente a necessidade de algumas mudanças. Para mim, a Economia de Francisco é tanto um espaço comum de debate e de compartilhamento de ideias, projetos e experiências, quanto uma fonte de inspiração a orientar nossas decisões – inclusive as pequenas decisões cotidianas, aparentemente de menor impacto – de modo a iluminar nosso caminho para a promoção das mudanças necessárias rumo a uma sociedade mais justa, pacífica e amorosa, finaliza Joana.

Programação

Confira a seguir a programação dos jovens em Assis:

22 de setembro – O encontro, a festa e a colheita

9h às 17h

– Grande sessão de abertura do evento: Ouvindo a vida. Na noite e até o amanhecer
– A colheita da Economia de Francisco: Os jovens lideram sessões, discursos e mesas redondas para apresentar ideias e projetos, para abordar questões econômicas e desafios contemporâneos.
– A única guerra justa é aquela que não estamos lutando: Mesa redonda sobre solidariedade internacional e prevenção de conflitos armados com Martina Pignatti (Un ponte per, Uma ponte para).
– Apresentação de projetos – sessões de pôsteres – incubadora de ideias – desafios globais e locais: Oficinas artísticas e rodas de conversas.
– Desacelerar – reflexão e conversa interior

17h – Sessão Plenária: A Economia de Francisco e seus embaixadores: Pe. Gael Giraud (França), Stefano Zamagni (Itália), Helen Alford (EUA), Pe. Vilson Groh (Brasil), Leonardo Bechetti (Itália), Jeffrey Sachs (EUA) e Kate Raworth (Inglaterra).

19h – Il Sogno, O Sonho. – Desempenho juvenil do Seraphic Institute

23 de setembro – As vilas e as novas ideias

9h – Face a face com Francisco (Visitando Assis)

11h – 12 Vilas da Economia de Francisco: trabalho e cuidado, economia e as mulheres, políticas para a felicidade, vida e estilo de vida, negócios e paz, negócios em transição, desigualdades, energia e pobreza, finanças e humanidades, vocação e lucro e agricultura e justiça.

18h – Conferências

– A Economia de Francesco: uma nova economia construída pela juventude com Speakers: Federica Ammaturo, Natalia Gutiérrez, Sohan Patrick e Gael Giraud.
– ‘É só dando que se recebe’ com Speakers: Juan M Gil-Barragan, Kathleen Zegarra, Diana Salgado e Vandana Shiva.
– Os caminhos para um novo pacto educativo e econômico: construindo pontes entre o centro e a periferia com Speakers: Gabriela Consolaro Nabozny, Daiane Zito e Pe. Vilson Groh.
– Fraternidade Universal: uma ideia que pode mudar o mundo com Speakers: Gloria Imumpaye, Marcia King, Vincent Chee e Helen Alford.
– Contra a gerencialização da sociedade: a perspectiva da economia de Francisco com Speakers: Diletta Pasqualotto, Tamiris Resende, Enrico Marcazzan e Stefano Zamagni.
– Meritocracia, avaliação, excelência: o caso das universidades e da pesquisa com Speakers: Valentina Erasmo, Francesco Sylos-Labini e Maria Jordet.

20h: Workshops

  1. Novos modelos de negócios para o florescimento humano e regeneração ecológica
  2. Uma nova educação econômica para uma nova sociedade
  3. Histórias de negócios para impacto
  4. Histórias inspiradoras para transformar nossa Economia em uma Economia de Francesco (EoF) dos quatro cantos do mundo
  5. Praticando a economia integral na Escola Buen Vivir para uma Harmonia com a Natureza

24 de setembro: O pacto e o futuro em comum

9h – 12h: Encontro com o Papa Francisco e o Pacto Economia de Francisco

– Papa Francisco chega a Assis
– Encontro do Papa Francisco com os jovens
– Apresentação e espetáculo teatral
– A Economia de Francesco contada pelos jovens
– Palestra do Papa Francisco
– Leitura e assinatura do Pacto Economia de Francisco

– 23 de setembro, à noite, entre a Igreja de São Francisco e a Basílica de Santa Clara, em Assis: Caminhada dos mártires do capitalismo ‘Denuncia a Economia que mata’.

CNBB Sul 3