Notícias › 17/07/2018

Caxias: JTchêJ reúne mais de 350 jovens

Diocese de Caxias do Sul – A Jornada Diocesana da Juventude de Caxias do Sul, intitulada JTchêJ reuniu mais de 350 jovens,  na tarde de sábado, 14 de julho. O encontro aconteceu na comunidade Santa Lúcia e iniciou com uma Caminhada pela Paz, que percorreu trajeto de 1 km. O evento foi promovido pelo Setor Diocesano da Juventude, espaço de comunhão que reúne os grupos de jovens, movimentos e Pastoral da Juventude para um trabalho de unidade que respeita a diversidade dos carismas.

No percurso, os participantes levaram consigo a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Pelo caminho foram realizadas três paradas que recordaram o início da missão de Jesus e refletiram o tema do encontro, retirado do Evangelho de Lucas: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus”. Os jovens foram acolhidos com música e animação na chegada ao salão da comunidade Santa Lúcia. Lá foi realizada a oração inicial da JTchêJ, com a consagração de toda a juventude católica da Diocese de Caxias do Sul a Maria.

Logo depois, os mais de 350 participantes foram encaminhados para momentos de oficinas, que ganharam o nome de catequeses. Em três grandes grupos de trabalho, refletiram sobre a vocação e o projeto de vida; a necessidade de construir uma cultura de paz e comunicação e redes sociais para o anúncio da Verdade. Finalizadas as catequeses, a partilha dos alimentos se revelou num grande momento de convivência. Essa integração também foi vista nos momentos de visitação às tendas, espaços onde os grupos de jovens e movimentos de evangelização puderam expor seu trabalho, seus materiais e sua forma de viver a fé e trabalhar com a juventude.

Num bate-papo com os assessores das catequeses, os jovens puderam fazer perguntas, quando se construiu um momento de síntese do encontro. Já nos encaminhamentos finais, foi apresentada a equipe a serviço do Setor Juventude em Caxias do Sul e no Vicariato de Nova Prata, assessorada pelo padre Marciano Guerra. Também foi realizado o lançamento do novo site da ComMissão Jovem, que é a marca de comunicação do Setor Juventude. A tarde de atividades intensas ganhou mais um momento de emoção quando foi reproduzido o vídeo contendo mensagem do Vaticano. No material, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que prepara a Jornada Mundial da Juventude 2019 e parte do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, que será realizado em outubro de 2018.

A JTchêJ foi encerrada com Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. Na celebração, o religioso falou sobre a importância que a juventude tem para a Igreja. Segundo ele, Cristo conta com os jovens e a Igreja Católica como instituição que ampara, cuida e ajuda os jovens a se tornarem grandes anunciadores do Reino de Deus.

Para o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Marciano Guerra, o encontro um grande sinal de união e vivência da fé, além de um momento de muita alegria e integração “Como juventude, caminhamos juntos para sermos sal e luz nos ambientes onde estivermos. Que a presença de Maria seja inspiração de jovem discípula de Jesus”, finalizou.

A Jornada Diocesana da Juventude também contou com a presença do coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, padre Rudinei Zorzo, que por sete anos assessorou o Setor Juventude caxiense. (Fotos: Marina Mondadori, Larissa Rizzon e Felipe Padilha)

Sobre o Setor Juventude e a ComMissão Jovem

O Setor Diocesano da Juventude é o espaço comum no qual representantes dos grupos de jovens, movimentos de evangelização juvenil e Pastoral da Juventude se reúnem para traçar, em conjunto, os caminhos da evangelização da juventude na região. Criada em 2012, a ComMissão Jovem é o grupo de comunicação da Diocese que divulga as ações do Setor, os acontecimentos da juventude católica de Caxias do Sul e região, bem como motiva a realização de eventos junto aos jovens e comunica as atividades dos grupos por meio de site (www.commissaojovem.com.br) e pelas redes sociais.

Sobre a Diocese de Caxias do Sul

Fundada em 1934, quando foi desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, a Diocese de Caxias do Sul abrange 32 municípios da região leste da Serra Gaúcha. Conta com 74 paróquias, 983 comunidades (igrejas) e quatro santuários. Dispõe de um Centro de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, e de três seminários. Dom Paulo Moretto é o bispo emérito e Dom Alessandro Ruffinoni é o bispo em atividade.