Notícias › 24/09/2020

Live do COMIRE no sábado (15h) é sobre a Missão Moçambique

A última live da série promovida pelo COMIRE Sul 3 é no próximo sábado, 26, às 15h. O tema do encontro, Missão Ad Gentes em Moçambique, será debatido por Dom Adilson Busin, Daniela Gamarra, Pe. Luiz Weber e Rita Bandera.

Dom Adilson, é o referencial para a Animação e Cooperação Missionária no Regional Sul 3. Já Daniela é leiga e esteve como missionária ad gentes em Moçambique de outubro de 2012 a outubro de 2016. Rita e Pe. Luiz integram a equipe missionária atual – ela desde janeiro de 2018 e ele desde janeiro deste ano.

Esta é a quarta live do Conselho Missionário Regional neste mês de setembro. A iniciativa, que teve como objetivo apresentar a realidade da animação missionária no Estado, foi também oportunidade de formação para os agentes e membros dos Conselhos Missionários. Ainda no mês de agosto, o Conselho promoveu também duas conferências missionárias (veja abaixo).

A Missão em Moçambique

São mais de 60 missionários e missionárias enviados desde 1994. Sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas que, somados ao povo moçambicano, permitiram que o Regional celebrasse no ano passado 25 anos de presença missionária no local.

O projeto é uma iniciativa da Igreja Católica do Rio Grande do Sul para apoiar a Arquidiocese de Nampula, no norte do país africano. Com sede no Distrito de Moma, zona litorânea do norte de Moçambique, a equipe que hoje integra dois padres e duas leigas, tem como principal preocupação a vivência de uma missão encarnada na realidade do povo. Cada missionário ou missionária é convidado a estar em torno de três anos em Moçambique, vivendo com o povo local a partir da sua cultura e dos seus costumes.

A manutenção e o comprometimento com o projeto Igrejas Solidárias do Rio Grande do Sul estão também em sintonia com o Programa Missionário Nacional, que prevê que cada regional tenha um projeto de Igreja Irmã ad gentes e que cada diocese também tenha sua Igreja Irmã no Brasil

Para rever as Conferências Missionárias e as lives, clique na imagem: