WEBMAIL

Coleta de Pentecostes para Missão em Moçambique é no próximo fim de semana

A pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3 em Moçambique. A Igreja do RS, através do projeto Igrejas Solidárias entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional Sul 3, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe missionária, que é, inicialmente, presença junto ao povo macua.

Com respeito pela cultura, buscando aprender a língua e inserir-se na realidade da população, a equipe missionária assume o acompanhamento pastoral de duas paróquias: São Paulo Apóstolo de Larde e São Miguel Arcanjo de Micane. Com as lideranças paroquiais, os missionários auxiliam na organização dos ministérios e serviços, na promoção vocacional e na formação de animadores e animadoras leigos.

Atenta a realidade e as necessidades da comunidade local, a equipe também desenvolve projetos sociais nas áreas de educação, através de uma Biblioteca Comunitária e de um projeto de reforço escolar e alfabetização de crianças e mulheres, chamado Murima Wa Mwana (Coração de Criança). Esta iniciativa atende atualmente 190 alunos, entre crianças, adolescentes e mulheres adultas, além de 24 voluntários.

A missão ad gentes: Um compromisso pessoal

Para garantir a sustentabilidade da missão, a Igreja do Rio Grande do Sul conta com a solidariedade dos fiéis de todo o Rio Grande do Sul. Na celebração de Pentecostes, no próximo fim de semana, todas as paróquias e comunidades do Rio Grande do Sul realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias.

A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.

A colaboração de cada um faz a diferença e nos impulsiona para a missão, a partir desse compromisso concreto, em terras moçambicanas, junto ao povo macua. Que nossa Coleta de Pentecostes seja em todo Rio Grande do Sul um profundo gesto de amor e solidariedade.

CNBB Sul 3