Notícias › 03/05/2021

Moçambique: Jovem de Larde é ordenado diácono em Nampula

Muriricho José Mujape é natural da paróquia de Larde, uma das duas acompanhadas pela equipe missionária do projeto Igrejas Solidárias.

Já se vão 27 anos desde que o Regional Sul 3 da CNBB assumiu o projeto Igrejas Solidárias, com a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Atualmente, a equipe missionária desenvolve projetos sociais na área de educação e atende as paróquias de Micane (109 comunidades) e Larde (48 comunidades).

Neste domingo, 02 de maio, a Missão em Moçambique acolheu com alegria um dos frutos desta presença: a ordenação diaconal do jovem Muriricho José Mujape. A celebração da ordenação de sete novos diáconos foi presidida por Dom Ernesto Maguenge, Bispo Auxiliar de Nampula, na Catedral Metropolitana.

Muriricho é natural da comunidade Sagrada Família, de Lalane, na Paróquia de São Paulo de Larde e narra como aconteceu o seu despertar vocacional:

Minha vocação nasceu em um contexto das celebrações da Palavra constantes na minha comunidade em particular e na minha paróquia. Como forma de buscar servir nestas celebrações, que com o padre têm também a Eucaristia, senti-me chamado à vida consagrada. O contato diário com os padres e o trabalho de caridade que faziam me motivou muito para eu também poder fazer o mesmo.

O novo diácono, que agora segue seu caminho de formação rumo à ordenação sacerdotal, explica que a presença e o acompanhamento da equipe missionária foi fundamental no seu discernimento vocacional e na caminhada no seminário. “Na minha formação a equipa missionária foi indispensável no âmbito espiritual e material”, diz Muriricho.

Sobre a escolha por integrar o clero da Arquidiocese de Nampula – e não optar por uma Congregação, ele destaca:

Escolhi ser padre Diocesano como forma de responder as necessidades do povo da minha cultura. Conhecendo a sua cultura, que é a mesma que a minha, acredito que será mais fácil evangelizar e compreender melhor o povo. Outra razão é porque quero sentir o que o meu povo sente, e assim me será fácil atender as suas necessidades.

A exemplo de Cristo espero ser um Padre humilde, que pode responder a todos, sem exceção de ninguém, conforme nos ensina o Evangelho. Em resumo, espero ser um Padre de todos e para todos, finaliza o diácono.

O padre Luiz José Weber, da Diocese de Santo Ângelo, integra a equipe missionária atual em Moçambique desde janeiro de 2020 e atende a paróquia de Larde. Ele expressa seu sentimento pela ordenação: “O sim do jovem Muriricho é uma alegria! Para ele, para a família, para a paróquia de Larde, para a Arquidiocese e também para nós do Regional Sul 3. É o fruto do trabalho pastoral e vocacional nas duas paróquias que acompanhamos”, destaca Pe. Luiz. Ele lembra ainda que atualmente são 14 jovens seminaristas provenientes das duas paróquias, que fazem seu caminho vocacional na Arquidiocese de Nampula e em diversas Congregações presentes em Moçambique.

Lar Vocacional

Desde 2009 a equipe missionária mantém em Moma um Lar Vocacional para jovens das paróquias de Larde e Micane. O objetivo do espaço consiste em acolher jovens oriundos das comunidades que demonstrem desejo e vontade de seguir mais de perto os passos de Jesus Cristo, colocando-se a disposição para a Vida Religiosa.

Os jovens são acompanhados com encontros semanais de partilha, convivência e pequenas formações de estudo bíblico, sacramentos, história da Igreja e outros assuntos. Eles permanecem no lar até completar a 10ª ou 12ª classe, onde já podem ser encaminhados aos seminários e casas de formação.

Nestes 10 anos da existência do Lar Vocacional, mais de 50 jovens passaram pela casa. Atualmente são nove jovens residentes que, além de serem acompanhados pela equipe missionária no discernimento vocacional, estudam na Escola Secundária de Moma para concluir os estudos.

Para conhecer mais a Missão em Moçambique, clique aqui.

CNBB Sul 3