Notícias › 10/03/2022

Montenegro: Setor Família lança campanha “Já olhou o caderno do seu filho hoje?”

Incentivados pela Campanha da Fraternidade que neste ano vai refletir sobre a educação, o Setor Família da Diocese de Montenegro convida os pais a fazerem um exercício diário. Ler o caderno dos filhos! É um gesto simples, mas que faz toda a diferença na educação e relacionamento entre pais e filhos.

Um dos objetivos da CF 2022 é ampliar a participação da família na educação. A escola é o principal local de convivência das crianças, é onde nascem amizades e a oportunidade de colocarem em prática os valores aprendidos em casa.

Acompanhar o processo de aprendizagem é um dever dos pais, e, olhar o caderno, permite saber como está o desenvolvimento do filho na escola. Ao acompanhar as atividades diárias, é possível perceber como está o aprendizado do filho. Conversar sobre o dia a dia da escola, estreita os laços de afeto e confiança.

Para Cláudia Kich da Silva, que integra o Setor Família e é diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha em São Sebastião do Caí, a família e a escola devem trabalhar juntas, pois tem o mesmo objetivo que é o desenvolvimento dos filhos/alunos. “ Acompanhar a vida escolar, se fazer presente, olhar o caderno, perguntar como foi a aula, é importantíssimo para o crescimento social, intelectual e desperta a vontade de estudar das crianças e jovens”.

“Nossa escola apresenta diversas realidades e vemos na prática o progresso de nossos alunos quando se tem o apoio e incentivo familiar. Também temos exemplos de famílias que não são presentes e esses jovens e crianças sofrem, não conseguem se relacionar com o outro e apresentam falhas na aprendizagem”, relata Cláudia que tem 28 anos de magistério.

A professora de matemática, Maria Andreia da Silva Pletsch, da cidade de Maratá, aponta que acompanhar o crescimento educacional dos filhos na escola aumenta suas habilidades sociais e diminui as chances de problemas comportamentais da criança.

Participe da campanha, compartilhe dessa ideia. Você “Já olhou o caderno do seu filho hoje?”

Colaboração: Diocese de Montenegro