Notícias › 20/05/2021

Em Santa Cruz do Sul, Católicos e Evangélicos se unem em oração

Dentro da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que celebramos de 16 a 23 de maio, várias igrejas da região abrangida pela Diocese de Santa Cruz do Sul abrem suas portas para acolher os fieis de outras igrejas cristãs. Foi o que se deu, por exemplo, em Venâncio Aires, onde os evangélicos acolheram os católicos em uma noite e os católicos acolheram os evangélicos em outra noite.

Já em Santa Cruz do Sul, católicos e evangélicos se reuniram no templo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) na noite da quarta-feira, 19 de maio, para uma prece conjunta entre as três igrejas que integram o CONIC local (Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, e Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB). A presidência da celebração, como é praxe nas celebrações ecumênicas locais onde os anfitriões presidem, coube ao pastor Edemar, da IELB. A homilia foi feita pelo pastor Edson da IECLB. Padres e pastores, juntos, presidiram as orações de pedido de perdão, louvor e de súplica. Ao final, os oito religiosos, entre os quais quatro padres, invocaram a bênção sobre os fiéis que estavam no templo e aos que acompanharam pelas redes sociais. O tema motivador da oração foi: “Permanecei no meu amor e produzireis frutos” (Jo 15,5-9).

Vale destacar que, na região da Diocese, existem três fóruns que reúnem padres e pastores em regulares reuniões. São fraternos encontros onde acontecem trocas de experiências e orações. Além disso, em Santa Cruz do Sul, sob a coordenação do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos), acontece o Curso Ecumênico da Bíblia nos meses de agosto a outubro, do qual participam membros das diversas igrejas cristãs. Em Linha Santa Cruz, o curso acontece durante o mês de setembro.

Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul