NOTA OFICIAL › 17/12/2019

NOTA AOS PROFESSORES

Os que ensinam os outros, um dia, como estrelas no céu brilharão.(Dn 12,3)

A Comissão de Educação e Cultura da Conferência dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) manifesta apoio e solidariedade a todos que acreditam e se empenham por uma educação humanista, integral e solidária. Precisamos assumir um pacto educativo, como nos pede o Papa Francisco: “nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”.

Dias melhores dependem de uma educação capaz de enfrentar a fragmentação de nossa época, especialmente recuperando o sentido da vida, a ética e a transcendência.

Essa realidade não será utopia se a sociedade civil, o Estado e todo cidadão de boa vontade assumirem um pacto educativo que coloque a pessoa no centro das atenções, valorize os educadores, escute os educandos e proponha caminhos para construção de um mundo melhor. Afinal, educar para o bem comum é a arte mais importante.

Professores, rezamos e trabalhamos pela mesma causa!

Porto Alegre, 13 de dezembro de 2019.

 

Dom Leomar Antônio Brustolin
Bispo Referencial para a Educação e Cultura no RS