Notícias › 20/04/2022

Núncio Apostólico chega ao RS e encontra bispos da Província de Porto Alegre

Em visita ao Rio Grande do Sul para celebrar a imposição do Palio Arquiepiscopal a Dom Leomar Brustolin, o Núncio Apostólico passa por Porto Alegre nesta terça e quarta.

Dom Giambattista Diquattro desembarcou em Porto Alegre na tarde desta terça-feira (19) para a primeira visita no Rio Grande do Sul desde que foi nomeado Núncio Apostólico para o Brasil, em agosto de 2020. Na Cúria Metropolitana, o Núncio foi acolhido por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e os bispos auxiliares, Dom Aparecido Donizeti, Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer.

A pauta do dia seguiu com um encontro com os bispos da Província Eclesiástica de Porto Alegre, que integra as dioceses de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Osório. Um momento semelhante com os bispos da Província de Santa Maria está previsto para tarde de quinta (21).

A Nunciatura Apostólica

O Núncio Apostólico é um representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados e perante a Igreja local e, portanto, assume também a responsabilidade de ser a ligação direta entre o Papa e os bispos no país onde está. No Brasil, o núncio tem precedência protocolar sobre o resto dos embaixadores e é o decano do corpo diplomático.

Dom Giambattista é natural de Bolonha – Itália e já foi Núncio Apostólico no Panamá, Bolívia, Índia e Nepal. Desde agosto 2020 passou a ser o Núncio Apostólico no Brasil.

Em entrevista à PASCOM da Arquidiocese de Porto Alegre, ele apontou alguns assuntos que deve dialogar nestes dias da visita: “Vamos conversar com os bispos sobre a Assembleia Nacional da CNBB [em modalidade híbrida, com a primeira etapa na próxima semana]. Chegamos a Porto Alegre passada a Semana Santa e quero colher informações sobre como foi vivido este momento tanto na província de Porto Alegre como em Santa Maria”, explicou.

Programação

Na manhã desta quarta-feira, Dom Giambattista visita, com Dom Jaime Spengler, alguns locais ainda em Porto Alegre. Na parte da tarde, viaja a Santa Maria onde tem como principal compromisso a Missa de imposição do Pálio ao arcebispo Dom Leomar Brustolin, na quinta-feira, às 10h, na Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

CNBB Sul 3
Fotos: Nelson Pereira | ASCOM Porto Alegre