Notícias › 02/08/2021

Ordenação Episcopal do Mons. Cleocir Bonetti será dia 12 de setembro

As Dioceses de Erexim e Caçador celebraram com alegria no dia 30 de junho a nomeação do Monsenhor Cleocir Bonetti para Bispo Diocesano de Caçador (SC). A Diocese estava vacante desde 1º de junho de 2020, quando dom Severino Clasen foi nomeado arcebispo metropolitano de Maringá (PR).

Antes de assumir como bispo diocesano em Caçador – em celebração marcada para o dia 03 de outubro -, Pe. Cleocir será ordenado bispo em sua diocese de origem, na Catedral São José, em Erexim, no dia 12 de setembro. Serão bispos ordenantes Dom José Gislon, Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Adimir Mazali, Bispo Diocesano de Erexim e Dom Severino Clasen, Arcebispo de Maringá (PR).

Seu lema episcopal será Patris Corde (Coração de pai), que é também o título da Carta Apostólica do Papa Francisco, pela qual instituiu o Ano de São José, que terá sua conclusão no dia 8 de dezembro próximo.

Biografia e trajetória religiosa

O monsenhor Cleocir nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), filho de Gilso Bonetti e Terezinha Matiaevicz Bonetti. Foi ordenado diácono, em 4 de janeiro de 1998, na comunidade Nossa Senhora da Saúde – Vista Alegre, em São Valentim (RS), e sua ordenação presbiteral se deu em 6 de fevereiro de 1999, na matriz da paróquia São Valentim, em São Valentim (RS).

Pe. Cleocir foi pároco em Barão de Cotegipe e Aratiba e formador da filosofia e teologia. Também trabalhou como professor no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje Itepa Faculdades. Além disso foi representante do clero no Regional Sul 3 da CNBB. Também coordenou, na diocese, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e do Lar Lar de Idosos de Erechim.

Atualmente é membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e vigário geral da Diocese de Erexim.

Veja a seguir o convite para a Posse na Diocese de Caçador:

 

CNBB Sul 3