Notícias › 19/10/2021

Pacto Educativo Global é lançado oficialmente no Rio Grande do Sul

O evento será transmitido no dia 20 de outubro, a partir das 19h, pelos canais doYoutube da Rede Marista, daRede La Salle e do Regional Sul 3 da CNBB.

O Pacto Educativo Global é uma mobilização mundial convocada pelo Papa Francisco que defende uma educação mais aberta e inclusiva, na qual os ambientes educativos sejam espaços de escuta paciente, de compreensão e, sobretudo, de diálogo.

Inspirados no chamado do Pontífice e, a partir de ações realizadas pela Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG),o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global promove, no dia 20 de outubro, às 19h, em caráter público, a live de lançamento do Pacto Educativo Global no Rio Grande do Sul.O Fórum reúne representantes de redes de ensino, sindicatos de professores e das escolas, congregações religiosas, instituições de educação e Pastorais ligadas ao Regional CNBB Sul 3.

Para Diego Farias, representante da Família Franciscana: “o Pacto está reacendendo, em nós, um desejo de sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro e dialoga. Somos partes de uma causa muito bonita e muito desafiadora: a construção de um mundo melhor, mais fraterno, justo e igualitário. Voltar nossos corações para o que nos convida nosso querido Papa Francisco é valorizar a vida, a ecologia integral e, principalmente, querer compactuar com uma educação evangelizadora, promotora de vida plena”, afirma.

Cilene Bridi, da Rede La Salle, manifesta o reconhecimento positivo desta conexão entre agentes da área da educação oportunizada pelo Fórum Estadual:“estamos felizes em fazer parte, nossas reuniões são produtivas, uma troca muito rica entre os diferentes”. E o representante da Rede Marista, Luiz Carlos Selbach, complementa: “esta caminhada é uma oportunidade para engajar a sociedade gaúcha a olhar a educação de forma mais humanizada”, enfatiza.

Para Oswaldo Dalpiaz, representante do Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS), o apelo do Papa mexe com um dos direitos mais sensíveis da pessoa: a educação. “Levar às instituições e às pessoas que dela fazem parte este apelo é algo maravilhoso. Ainda mais quando é feito de maneira coletiva, aplicando na sua organização aquilo que o Papa utiliza na motivação: “é necessária toda a Aldeia para educar uma criança”. O envolvimento, o coletivo, todas as partes são fundamentais para a concretização do sonho de termos uma educação de qualidade para todos. É o feixe que dá força às varas. É por isso que é processo. Este é nosso desafio”, avalia.

Atividades promovidas pelo Fórum Estadual

Além dos encontros mensais do Fórum Estadual e da Live de lançamento, haverá um momento de escuta para estudantes, professores/as, lideranças pastorais e gestores/as de escolas, sobre como percebem a educação no Rio Grande do Sul equais os sinais de esperança que existem. Dia 27 de novembro, sábado, das 9h às 12h haverá, ainda, um Seminário Estadual, em formato híbrido (presencial e online), no auditório do Prédio 50, na PUCRS, com transmissão simultânea pela plataforma Teams. 

Instituições interessadas em participar desse coletivo podem entrar em contato com Luiz Carlos Selbach, no e-mail:luiz.selbach@maristas.org.br. Para receber mais informações sobre o Pacto no RS, cadastre-se no link https://forms.office.com/r/Za5mHufdGw.