Notícias › 13/05/2021

Padres de Erexim analisam questões administrativas e pastorais

Dom Adimir Antonio Mazali presidiu reunião dos padres da Diocese de Erexim nesta terça-feira, 11, no Seminário de Fátima.

 

O encontro de Dom Adimir Mazali com o clero de Erexim iniciou com a apresentação de três padres que passaram a trabalhar na Diocese, Pe. Luiz Nazzari, dos Pobres Servos da Divina Providência, com anuência de seu superior, para estar mais perto da família e acompanhar a mãe enferma, vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha, Estação; Pe. Wolney Toigo, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, em convênio de cooperação firmado pelos respectivos bispos, vigário paroquial da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bela Vista, Erechim; Pe. Jean Costa Carvalho, novo integrante da equipe do Santuário da Salette, Marcelino Ramos, substituindo Pe. Ático Fassini; Pe. Tiago Costa, missionário saletino, eleito coordenador do núcleo diocesano da Conferência dos Religiosos do  Brasil.

Assuntos administrativos

O ecônomo da Diocese, Ildo Benincá, apresentou sucintamente quadro comparativo do exercício financeiro de 2019 e 2020, bem como o desempenho dos primeiros 4 meses deste ano em nível diocesano, em relação à Cúria e aos Seminários. Ressaltou a contribuição do dízimo, observando que muitas famílias estão inativas e famílias novas não estão se inscrevendo no cadastro das paróquias. Viu-se a necessidade de permanente conscientização a respeito do assunto destacando-se que ninguém é sócio aleatoriamente de alguma comunidade, mas membro daquela onde reside. É também necessária a busca de novas fontes de manutenção das comunidades e das paróquias. Lembrou-se que o atual Plano da Ação Evangelizadora tem como uma das metas o fortalecimento do dízimo a partir justamente deste ano. Ildo informou também a respeito de nova locação da lavoura do Seminário de Fátima, das tratativas para locação de parte do mesmo para a IMED e do Seminário Bom Pastor, em Barão de Cotegipe, para um grupo de professores que abrirá uma escola. Comunicou também o andamento de dois projetos, sistema solar fotovoltaico e colocação de portão no pórtico do Santuário.

Romaria de Fátima

Pela equipe de liturgia da 70ª Romaria diocesana, a ser realizada no dia 10 de outubro, Pe. Valter Girelli relatou encaminhamentos já feitos. Mencionou aspectos do contexto atual, como a pandemia, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, o ano jubilar da Diocese, de São José e da família amoris laetitia, romarias no Estado e a de Aparecida, SP, os 70 anos da Romaria e os 25 do hino composto pelo Pe. José Carlos Sala. Apresentou também sugestões da equipe para o tema e o lema da romaria, na perspectiva de se acentuar a esperança na busca de superação da crise decorrente da Covid-19 e de outros desafios. O tema definido foi: Com Jesus, Maria e José, caminhar na esperança; o lema; Caminha conosco, Senhor, o mesmo do ano jubilar que está em sintonia com o Plano Diocesano de Evangelização.

Outros assuntos e comunicações

Outros assuntos discutidos no encontro foram: a ordenação de alunos que concluíram a escola diaconal, atividades do Serviço de Animação Vocacional e do Conselho Missionário Diocesano, dia eucarístico diocesano na solenidade de Corpus Christi, em 3 de junho, com culminância da campanha de alimentos “dai pão a quem tem fome”, curso e retiro anual dos padres, retomada da circulação das capelinhas, funcionamentos dos salões comunitários de acordo com as normas sanitárias, Lei Geral de Proteção de Dados, Lar Sacerdotal e colaboração especial dos padres para sua manutenção, como expressão de comunhão fraterna no cuidado solidário da sua vida e saúde, superando soluções isoladas.

Com informações da Diocese de Erexim