Notícias › 14/09/2022

Padres da Diocese de Erexim refletem a mística do cuidado em sua vida

A Pastoral Presbiteral da Diocese de Erexim promoveu um encontro de reflexão para os padres nas últimas segunda e terça-feira, no Seminário N. Sra. de Fatima. O encontro refletiu especialmente a mística da espiritualidade na vida presbiteral e contou com assessoria do Pe. Rudinei Lasch, da Diocese de Cachoeira do Sul, Presidente da Comissão Regional de Presbíteros e Secretário da Comissão Nacional do Clero.

A partir de passagens do Evangelho que revelam o cuidado de Jesus com as pessoas e do seu ensinamento, como a parábola do bom samaritano, que sentiu compaixão, dedicou tempo ao machucado à beira do caminho, curou as feridas, conduziu à hospedaria e se preocupou posteriormente com o ferido, o assessor aprofundou aspectos da natureza do cuidado como atitude fraterna e a dimensão curativa na vida presbiteral, a comunhão e a missão dos presbíteros, o convite de Cristo aos apóstolos a irem a um lugar à parte para descansar, o cuidado dos presbíteros com seu povo e entre si.

Para o assessor, baseado no livro “Novo presbítero católico sob a mista do cuidado”, do Pe. Jésus Benedito dos Santos e no Texto-Base do 18º Encontro Nacional de Presbíteros em maio deste ano sobre comunhão e participação, o cuidado é uma atitude de ocupação, preocupação e aproximação vincular com o outro que compartilha e, ao mesmo tempo, possibilita a experiência humana e o reconhecimento dele como pessoa. É uma expressão que visa traduzir a mística do Mestre Jesus na atualidade como Bom Pastor. Ao longo da história, a identidade presbiteral assumiu diversas imagens: presbítero (experimentado na vida), pastor (que segue o exemplo e tem atitudes de Bom Pastor), profeta (que anuncia, denuncia e testemunha Palavra de Deus), servo (que está a serviço de todos), missionário (é missão, não tem simplesmente uma missão), padre (dom da paternidade espiritual), sacerdote (torna-se dom sagrado de Deus para o seu povo), perito em humanidade, homem da proximidade, de oração, da misericórdia, de sacrifício, da comunicação, ecumênico e aberto ao diálogo inter-religioso, irmão universal … O segredo da vida presbiteral está no encantamento por Jesus Cristo, pela Igreja, pelo povo e pelo presbitério, ressaltou Pe. Rudinei.

Além das reflexões de forma participativa, o assessor motivou um momento de partilha entre os participantes sobre experiências de cuidado a coirmãos e de serem por eles cuidados.

Com informações da Diocese de Erexim