Notícias › 21/09/2021

Padres da Diocese participam do Retiro Anual do Presbitério

De 13 a 16 de setembro, os padres da Diocese juntamente com Dom José Mário, participaram do Retiro Anual do Presbitério em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine (RS). Com o tema “Presbíteros: discípulos e pastores” e lema “Apascentar é ofício de quem ama”, baseado numa frase de Santo Agostinho, os padres puderam viver dias de meditação, oração e convivência, assessorados pelo Bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo.

Na abertura do retiro, os seminaristas maiores da Diocese estiveram presentes e participaram da Santa Missa em alusão aos 25 anos do Seminário Nossa Senhora Conquistadora. O retiro também foi ocasião para celebrar o aniversário de 80 anos do padre Domingos Vercelino que, juntamente com os padres Hermeto Mengarda e Dinizi Lavarda, também completou 50 anos de ministério presbiteral.

Dom Carlos Rômulo destacou ao longo dos dias de retiro a “vocação sacerdotal, profética e régia” a partir do ministério dos padres. “Aos padres é dada a missão de ensinar, santificar e pastorear a partir de Jesus Cristo”, comentou.

Ao citar a frase “só pode trabalhar com a Palavra quem se deixa trabalhar pela Palavra”, o bispo de Montenegro falou da necessidade do padre se deixar guiar pela Palavra de Deus para saber viver a missão de ensinar. Na missão de santificar, dom Rômulo enfatizou a frase de Bento XVI “dos padres se espera somente que sejam especialistas na promoção do encontro com Deus”, como forma de dar destaque ao chamado à santidade ligado ao ministério sacerdotal.

“Cabe aos sacerdotes cuidar por si ou por outros que cada fiel seja levado a cultivar a própria vocação segundo o Evangelho”, disse o assessor citando o ‘Decreto Presbyterorum Ordinis’ sobre a Ordem do presbiterado na Igreja, falando sobre os cuidados que o padre precisa ter consigo mesmo e com os fiéis.

Confira as fotos aqui.

Com informações da Diocese de Uruguaiana