Artigos, Bispos › 27/08/2021

Para vós sou bispo, convosco sou cristão

No último 15 de agosto foram celebrados os 111 anos da criação da diocese de Santa Maria e a posse de seu segundo arcebispo. Todos sabem que compete ao Papa escolher um bispo que presida cada Igreja Particular. O Santo Padre Francisco olhou para esta porção do Povo de Deus e designou-me para exercer aqui o múnus episcopal. Este chão é marcado por etnias diferentes, encontro de culturas, universitários, militares, trabalhadores da agricultura, da pecuária, comércio e serviços.

Aqui vim para servir em nome de Jesus. Acolho todas as alegrias e esperanças, recolho na prece todas a preocupações e tristezas, incluindo o luto por tantos jovens mortos naquele incêndio de 2013. Uma realidade de dor que nos faz contemplar como a cruz de Jesus é nossa única esperança!

Nesse contexto, recordo uma famigerada frase Santo Agostinho, bispo de Hipona, aos fiéis de sua diocese: se me amedronta o que sou para vós, consola-me o estar convosco. Para vós sou Bispo; convosco sou cristão. Aquele é nome de ofício, este o da graça. Portanto, povo da Arquidiocese de Santa Maria, convosco quero ter a alegria de caminhar para alcançar a salvação que o Senhor nos preparou e que se realiza por meio do tempo que caminharemos juntos.

Quero escutar o que o Espírito Santo está dizendo à Igreja de Deus que está em Santa Maria, para discernir os sinais dos tempos e reconhecer onde o Eterno se revela e age no tempo que passa. Quero escutar a todos, sem exclusões. Trata-se também de escutar o atual contexto marcado pela pandemia da COVID19 que alterou nossas rotinas. Um flagelo global que expôs a fragilidade da existência humana, e evocou o nosso sentimento de interdependência e inter-relação. Vamos juntos discernir os caminhos para curarmos as feridas que essa realidade tem causado.

Estimado Povo da Arquidiocese de Santa Maria, reunido em 26 municípios e mais de 600 comunidades, enfrentemos juntos os dias luminosos que virão e as noites escuras também, e seremos felizes, pois caminharemos unidos nas estradas do Senhor! Aqui estou, sou cristão convosco, e para vós, sou o vosso bispo.

Dom Leomar Brustolin – Arcebispo de Santa Maria