WEBMAIL

Pascom Regional define linhas de ação para 2018

Na última terça-feira, dia 3 de outubro, foi realizada em Porto Alegre, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, uma reunião da Comissão Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O bispo referencial da Pascom no Rio Grande do Sul é Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, bispo coadjutor da Diocese de Montenegro.

O encontro teve início às 8h30min, com um momento de oração, conduzido pelo Pe. Roque Hammes, da Diocese de Santa Cruz do Sul. Em seguida, a coordenada da Pascom Regional, Dorcelina Gomes, socializou com todos os principais assuntos debatidos na reunião dos coordenadores regionais da Pascom, realizada durante o último Muticom, em agosto de 2017, em Joinville. Um dos pontos abordados foi a espiritualidade do comunicador cristão. Dorce informou que o próximo encontro Nacional da Pascom será de 19 a 22 de julho de 2018, em Aparecida, com o tema “Comunicação e Igreja”, e que o próximo Muticom, em julho de 2019, será realizado em Goiânia.

Pascom RS 03.10O grupo refletiu sobre a caminhada da Pascom no Rio Grande do Sul e sobre a dificuldade de articular as atividades pastorais de modo paralelo e desassociado às assessorias de comunicação das Dioceses. Para isso, concluiu-se que é preciso formar a Pascom nas dioceses primeiro.

O próximo tópico foi a avaliação da participação do Regional Sul 3 no Muticom, realizado em agosto, em Joinville. Concluiu-se que o estado foi muito bem representado no evento nacional, enviando 24 pessoas do mesmo grupo.

Os membros do Conselho também refletiram sobre o desafio de comunicar no ambiente digital de hoje, marcado pelo ódio e pela intolerância. Falou-se sobre o papel da Pascom e da Igreja diante de dois grandes desafios: falar para a mídia secular; e para o filão conservador/tradicionalista dentro da própria Igreja Católica. Ficou claro entre todos a importância da Igreja se posicionar diante da realidade, estar em sintonia com o mundo, a exemplo do Papa Francisco, no sentido de sermos verdadeiramente cristãos, retomando a questão do amor, da misericórdia, da alegria de seguir Jesus Cristo. Nesse sentido, foi lembrado o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB de 2018: Fraternidade e a superação da violência.

Em seguida, surgiu entre os presentes a ideia de aproveitar a mensagem do Papa pelo Dia Mundial das Comunicações para reunir cada Pascom e seu bispo diocesano com a imprensa secular da região de cada Diocese. Ficou definido que a Pascom Regional irá propor às dioceses que façam um encontro com a imprensa. Assim, o Regional preparará um guia com um roteiro para ajudar as dioceses a organizarem o evento. Depois, será feito um balanço, avaliando como foi o processo.

Para 2018 foi definida a meta de criar uma rede de comunicadores e de meios. Ficou acertado que cada diocese cria o seu banco de nome e contatos e envia para a compilação da Rede Regional.

Também foi decidido que em outubro de 2018 será promovido um Muticom Regional. Será nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2018, em local a definir.

Um dos últimos pontos debatidos foi a decisão de finalizar o Projeto da Pascom para os próximos anos, com as linhas e estratégias de ação, que será diagramado de forma atrativa, para ser posteriormente enviado a todas as dioceses do Rio Grande do Sul, até o final deste ano.

A próxima reunião da Comissão Regional da Pascom será no dia 6 de junho de 2018, no Cecrei, em São Leopoldo.

A reunião foi concluída com uma bênção de Dom Carlos Romulo e com o envio dos comunicadores.

 

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro. Foto: Pe. José Renato Back

Deixe um comentário