WEBMAIL

Pastoral da Aids promove Seminário de Capacitação de Lideranças

Com o Tema “Capacitar lideranças para superar as desigualdades” a Pastoral da Aids fortalece sua atuação no campo de controle social das políticas públicas de saúde e assistência social.

A Casa Fonte Colombo, instituição mantida pelos Freis Capuchinhos do RS, em parceria com a Pastoral da Aids, CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza, com apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o X Seminário Nacional de Incidência Política nos dias 09 a 11 de dezembro de 2022, em Porto Alegre/RS, com o tema: “Capacitar Lideranças para superar as desigualdades”. É um espaço de capacitação para lideranças de várias organizações que atuam no enfrentamento da Aids, de 20 estados da federação. O objetivo é que os conteúdos trabalhados sejam replicados em novos grupos de pessoas interessadas em aprofundar sua participação no campo do controle social das políticas públicas de saúde, sobretudo no campo do HIV e aids.

O Brasil passa por profundas transformações no campo político e econômico e isso repercute também nas políticas públicas de saúde e assistência social. A epidemia é uma realidade dinâmica assim como as respostas formuladas em políticas que se desenvolvem nos diferentes âmbitos do SUS e do SUAS. Uma leitura do cenário atual repercutirá em preparação de novos atores e propostas concretas para incidência política.

A CERIMÔNIA DE ABERTURA acontecerá no dia 09 de dezembro, às 14h, no Salão de Atos da Casa Salesiana São José, Rua Gonçalo de Carvalho, 390 – Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS. Estarão presentes representantes da CNBB, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis – Ministério da Saúde, Programa das Nações Unidas no combate a Aids – Unaids Brasil, Divisão Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis e Não Transmissíveis – SES RS, CAIST – SMS Porto Alegre, Movimento de luta contra HIV e Aids, Casa Fonte Colombo e Pastoral da Aids.

Confira a seguir a programação:

Segue a Programação e banner de divulgação do evento.

Quinta-feira, dia 08 de dezembro

14:00 Reunião da Coordenação Nacional da Pastoral da Aids – CNBB

19:00 Jantar

Sexta-feira, dia 09 de dezembro

Manhã: Reunião das equipes regionais e credenciamento

13:30 Espiritualidade e Apresentação dos participantes

14:00 Cerimônia de Abertura Representantes da CNBB, DCCI – Ministério da Saúde, Unaids, Divisão Doenças de Condições Crônicas Transmissíveis e Não Transmissíveis – SES RS, CAIST – SMS Porto Alegre, Movimento de luta contra HIV e Aids.

14:45 Determinantes Sociais em Saúde e seus impactos na epidemia do HIV e outras IST (Ariadne Ribeiro Ferreira – Representante Unaids)

16:15 Intervalo

16:45 Políticas públicas de enfrentamento e quadro atual da epidemia da Aids no Brasil  

(Gil Casimiro – DCCI – Ministério da Saúde)

18:45 Encerramento

19:00 Jantar

Sábado, dia 10 de dezembro

08:00 Espiritualidade

08:30 Estigma e discriminação: impactos na prevenção, diagnóstico e tratamento

(Daniel Canavese de Oliveira- UFRGS)

10:00 Intervalo

10:30 Acordo de Cooperação Técnica 060/2021 (SMADS – São Paulo)

12:00 Almoço

14:00 Desafios a enfrentar e pautas prioritárias da luta contra a Aids (Veriano Terto Jr. – ABIA)

15:30 Síntese das respostas enviadas pelos agentes na inscrição (Osman Bernardi)

15:50 Encaminhamento dos Grupos de Trabalho: Leitura do Manual e apropriação para trabalhar o conteúdo com as equipes de base, no regional ou dioceses

16:00 Intervalo

16:30 Grupos de Trabalho

18:00 Espiritualidade

19:00 Jantar Confraternização

Domingo, dia 11 de dezembro

08:00 Espiritualidade

08:15 Relatos dos Grupos de Trabalho (Fr. Luiz Carlos Lunardi – Pastoral da Aids Reg. Sul 3)

09:30 Discussão e aprovação do Documento do Seminário (Fr. José Bernardi – Casa Fonte Colombo)

10:30 Intervalo

11:00 Celebração

12:00 Almoço de encerramento

Conteúdo relacionado